Fórum de Desenvolvimento do Acre promove palestra sobre tendência das telecomunicações

Dando sequência à agenda sobre os investimentos para melhoria da infraestrutura de telecomunicações nos municípios acreanos por parte das empresas de telefonia Vivo, Tim e Claro, foi realizada na manhã desta segunda-feira, 2, a palestra “Tendência das Telecomunicações no Brasil e no Mundo”, no auditório da Federação das Indústrias do Acre (Fieac).

O evento, promovido pelo Fórum Permanente de Desenvolvimento do Acre, contou com a presença do presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, da secretária estadual de Ciência e Tecnologia (Sect), Renata Souza, do presidente da Fieac, José Adriano Ribeiro, do prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandres, e dos senadores Jorge Viana e Sérgio Petecão.

Na oportunidade, os representantes das empresas de telefonia apresentaram as melhorias previstas para o Acre, após assinarem cartas de intenção com o compromisso de dispor avanços no serviço de conectividade em todo o estado.

Na oportunidade, os representantes das empresas de telefonia apresentaram as melhorias previstas para o estado (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

“É preciso investimento para que haja uma evolução no setor, e é o que estamos dispostos: fazer com que o Acre esteja integrado no mundo digital com maior velocidade de navegação e de cobertura de rede”, ressaltou o presidente nacional da Vivo, Eduardo Navaro.

A gestora da Sect destacou que por mais que a ampliação seja para telefonia móvel particular, beneficiando a população do estado, também abrirá portas para que a melhoria também chegue à internet pública.

“No final de outubro, teremos aqui no Acre um encontro com os diretores de tecnologia de todo o Brasil e eu vou apresentar o que foi falado durante os atos de hoje, para assim negociarmos com as empresas o lançamento de fibra ótica voltada ao desenvolvimento da internet corporativa do Estado”, diz Renata.

Já o presidente da Fieac apontou que isso é um passo importante no ponto de vista do desenvolvimento, além da palestra ser um momento para esclarecimentos sobre o que está sendo investido por cada empresa. “Junto ao governo do Estado e a população, vamos cobrar que essas melhorias de fato aconteçam e os resultados sejam aqueles que nós esperamos”, afirma José Adriano.

As propostas

Durante a solenidade de assinatura da carta de intenção, as empresas de Telefonia informaram as melhorias previstas, tais como a transmissão do sinal de internet na frequência de 700mhz principalmente na capital, o que permitirá um alcance e velocidade de sinal superior a qualquer rede celular existente no Brasil.

A Tim pretende ativar essa frequência em Rio Branco, Senador Guiomard e Bujari, além de realizar um projeto educacional em parceria com a Unicef. Já a Claro trará a tecnologia de 4.5G para Rio Branco, além de passar a operar também em 700mhz. E a Vivo pretende chegar até o final de 2018 com internet 4G em 15 dos 22 municípios acreanos.

Leia também: Empresas de telefonia assinam com Anatel e governo acordo para melhoria da internet móvel no Acre

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter