Fotógrafos da Notícias do Acre participam de conversa com estudantes do Mediotec

Os fotógrafos da agência Notícias do Acre Alexandre Noronha e Angela Peres participaram nesta semana de uma conversa com os estudantes do curso de Fotografia ofertado na Usina de Arte João Donato, por meio do projeto Mediotec. Na oportunidade, eles compartilharam sobre a trajetória profissional, desafios, evolução dos equipamentos e técnicas, entre outros assuntos.

“Tenho 30 anos de experiência na área e antes era totalmente diferente. Para alcançar o resultado da foto, passávamos por um processo de revelação. Agora, com o meio digital, é mais rápido. Como eles são muito novos, pensei em trazer esse assunto, e percebi que ficaram bem interessados”, diz Angela.

Já Noronha falou sobre como começou nesse meio e os caminhos em que passou: “Falei um pouco dos congressos de que participei, como os Intercom, Paraty em Foco e exposições. Depois falei das viagens e pautas legais que fiz, contando um pouco da história de cada um. Além disso, compartilhei um pouco da minha abordagem em retratos”.

Entre as participantes, estava Tamar Souza da Silva, de 16 anos. Ela conta que o que mais gostou foi de ouvir sobre os desafios e as histórias que os profissionais vivenciaram durante as pautas. “Geralmente, vemos uma foto e não sabemos da história por detrás dela. Então saber o que se passou naquele cenário é muito interessante, e eu me interesso pela fotografia exatamente por causa disso”, relata.

A mediadora do curso, Deyse Cruz, explica que a capacitação de fotografia é apenas um dos cursos sobre artes ofertados na usina. “Temos teatro, música, artes visuais e cinema. São formações técnicas de um ano, voltadas para alunos de ensino médio, de escola pública. O ideal é que eles sejam introduzidos nas artes como um todo, e depois se aperfeiçoam em uma área específica, para no fim saírem profissionalizados”, destaca.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter