Secretaria de Comunicação oferta curso a fotojornalistas com André Dib

Profissionais participaram de aulas teóricas e práticas (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

A equipe de fotojornalistas da agência de Notícias do Acre, ligada à Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), participou, neste fim de semana, de um curso sobre fotografia documental ministrado por André Dib. Também participaram profissionais do Ministério Público do Estado (MPE), Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), Prefeitura de Rio Branco e Instituto Acreano de Imagens (IAI).

André Dib, é especialista no estilo de imagem outdoor, colaborando para publicações de revistas de aventura, viagens, natureza.

“Na parte conceitual, falamos sobre temas como natureza, preservação, documentação de povos, vida selvagem, sempre abordando a linguagem fotográfica, como forma de expressão. O exercício constante de investigação dos espaços que integram natureza e tradição e a importância da fotografia documental nesse universo”, detalhou Dib.

De acordo com André Dib, o curso foi dividido entre teoria e prática, sobre fotografia documental: conceitos, linguagem fotográfica, técnicas de composição, fotografia contemporânea, entre outros temas dentro dessa perspectiva.

“Além disso, foram abordadas técnicas de longa exposição, uso de filtros, fotografia noturna, retratos, documentação de povos e técnicas avançadas de fotografia de paisagem, vida selvagem, entre outros aspectos da fotografia de natureza”, explicou.

Profissionais foram certificados após qualificação (Foto: Cedida – Assis Lima)

A secretária de Comunicação do Estado, Andréa Zílio, destaca que esta é a segunda vez que André Dib ministra treinamento para a equipe da Notícias do Acre.

“O governador Tião Viana sempre incentivou esse trabalho de qualificação da equipe e, na Secom, acreditamos muito nisso. Afinal, sempre temos o que aprender. Também seguimos algo que já é comum na Secom, que é abrir vagas para parceiros. Nesse treinamento tivemos também a participação de colegas de outras instituições”, afirmou Andréa Zílio.

Gleilson Miranda, fotojornalista há 25 anos, frisou que essas capacitações são fundamentais para aprimorar o conhecimento e elevar a qualidade do trabalho que executam. “Aprendemos técnicas de fotografia de pássaros, noturnas com destaque fotografando as estrelas”, disse o profissional.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter