Frigorífico de Suínos de Sena Madureira retoma atividade de abate

Tião Viana assinou o termo de cessão de uso dos equipamentos que possibilita a retomada da atividade do abatedouro em Sena Madureira (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Tião Viana assinou termo de cessão de uso dos equipamentos que possibilita a retomada da atividade do abatedouro em Sena Madureira (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Após uma sequência de debates e esforços do governo em favor da retomada da atividade de abate de suínos, o governador Tião Viana assinou nesta terça-feira, 19, o termo de cessão de equipamentos que possibilita a retomada da atividade do abatedouro nas instalações do Frigorífico Frigo Sena, no município.

Há cerca de dois meses, a unidade de suínos havia sido fechada, e o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf) fora acionado pelo Ministério Público Estadual acerca das condições inadequadas dos estabelecimentos que faziam o abate de suínos.

Com a proibição de abate, surgiu um problema para os criadores e para a população que tem o hábito de consumir a carne suína. Quem criava os animais era obrigado a comercializar com abatedouros de Rio Branco, que pagavam um preço mais baixo. E a população pagava um preço mais elevado pelo produto, já que há um aumento no custo de produção.

Para solucionar o caso, foram realizadas diversas reuniões entre representantes do governo do Estado, produtores rurais, criadores de suínos e vereadores de Sena Madureira, a fim de se chegar a um consenso.

“A solução encontrada foi uma integração com o setor produtivo: uma parceria público-privado-comunitária, em que o Frigo Sena estendeu uma parte de suas instalações para o abate e o governo do Estado entrou com um projeto de cerca de R$ 50 mil em equipamentos que vão fazer o abate e toda a limpeza dos suínos”, contou o secretário de Estado de Agricultura e Pecuária, José Carlos Reis.

Proprietário do Frigo Sena, Ivan Rios, destacou que Sena Madureira é um dos principais produtores de suínos do estado. “Então essa retomada é importante, porque vamos atender a classe de produtores rurais do município, que tinha seu rebanho, mas não podia abater. É a oportunidade para a população ter uma carne de qualidade, e para a empresa, que vai gerar mais emprego e renda”, pontua o empresário.

Para Tião Viana, os esforços do governo continuarão no sentido de fortalecer a economia e as cadeias produtivas. “Estamos felizes por fazer a retomada dessa atividade produtiva, que vai contemplar toda a cidade de Sena Madureira”, disse Tião Viana.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter