Funai inicia plano de contingência para índios isolados do Alto Envira

Segundo a Funai, a permanência do grupo isolado na região ocorre de forma pacífica (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Segundo a Funai, a permanência do grupo isolado na região ocorre de forma pacífica (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

A Fundação Nacional do Índio (Funai) publicou nesta terça-feira, 1, nota informando que a equipe da Frente de Proteção Etnoambiental (FPE) Envira, juntamente com o sertanista José Carlos Meirelles, da equipe da Assessoria Indígena do governo do Estado, está na aldeia Simpatia – Terra Indígena Kampa e Isolados do Alto Rio Envira – para dar início ao Plano de Contingência para Situações de Contato do povo indígena isolado daquela região.

No domingo, 29, os índios isolados estabeleceram contato com indígenas ashaninkas e servidores da Funai. A aproximação vem sendo acompanhada pela FPE Envira desde o dia 13 de junho. Na aldeia, Guilherme Dautro, coordenador da Frente, afirma que a permanência do grupo isolado na região ocorre de forma pacífica. “Nós estamos em processo de qualificação das informações por meio de intérpretes para que haja um maior conhecimento deste povo”, disse.

Política de proteção dos índios isolados

A política de proteção aos índios isolados da Funai tem a premissa do não contato, respeitando a autodeterminação dos povos e realizando o trabalho de proteção territorial com a presença destes. No entanto, são previstas ações de intervenção – planos de contingência – quando o grupo indígena isolado procura estabelecê-las.

Veja galeria de um dos grupos isolados da região, fotografado em julho de 2009

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter