Garantia dos direitos humanos no trânsito é tema de oficina

A intenção é promover o respeito aos mais vulneráveis no trânsito (Foto: Weslley Chrystian)

O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC), em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SEDIHPA) e o Sindicato dos Centros de Formação de Condutores (Sincoauto), realizou na manhã desta terça-feira, 16, uma oficina de sensibilização em direitos humanos para profissionais do trânsito.

A ideia é formar multiplicadores do conceito de respeito aos atores mais vulneráveis no trânsito, que são os deficientes físicos, idosos, grávidas e demais pedestres. A oficina foi voltada para motoristas que têm a direção de veículos como profissão.

“A dignidade humana se manifesta nos mais diferentes setores, no trânsito não é diferente e deve ser garantida por meio do respeito dos seus direitos à mobilidade e segurança nas vias”, enfatizou o diretor do Detran, Pedro Longo.

O conceito de cidadania envolve o respeito e a cordialidade e no trânsito não deve ser diferente, já que é um espaço de interação dos indivíduos. Nesse ambiente, respeitar os direitos das classes mais vulneráveis é fundamental para a garantia dos direitos humanos e valorização da vida.

“Não podemos mais aceitar que pessoas sejam mortas ou mutiladas por ações que podem ser evitadas, como é o caso dos acidentes de trânsito. Aqui buscamos, em primeiro lugar, ajudar a mudar nossa atitude para que possamos ajudar outros a mudarem suas atitudes, construirmos um mundo melhor para todos nós”, ressaltou a vice-prefeita de Rio Branco, Socorro Neri.

A esperança de que os gentis sejam maioria no trânsito

Cláudio Nascimento: “Conversas como essa são o ponto de partida” (Foto: Weslley Chrystian)

O estudante do curso de direito Cláudio Nascimento é cadeirante e vive diariamente situações em que o desrespeito dos motoristas é evidenciado nas vias.

“Hoje o que impera ainda é a cultura do desrespeito, principalmente dos motociclistas que agem como se fossem os únicos ocupantes das ruas. Ainda temos um longo caminho a percorrer até que a cultura da consideração e solidariedade nas vias prevaleça e conversas como essa são o ponto de partida”, avaliou Cláudio Nascimento.

Durante o evento a equipe de educação de trânsito do Detran ministrou palestra sobre como a educação pode ser uma alternativa para a redução de acidentes. Os participantes receberam ainda orientações sobre processo de habilitação para pessoas com deficiência, direitos da pessoa idosa e das pessoas com deficiência no trânsito.

A atividade integra as ações do Maio Amarelo, movimento que pretende chamar a atenção da sociedade sobre a necessidade de escolhas que promovam a valorização da vida no trânsito.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter