Gestores de Tocantins visitam indústrias do Acre

Visita à Peixes da Amazônia (Foto: Sirlânia Venturini)
Visita à Peixes da Amazônia (Foto: Sirlânia Venturini)

Mais uma vez os empreendimentos industriais do Acre chamam a atenção de outros estados, e as cadeias produtivas sustentáveis têm sua parcela de contribuição nisso. A piscicultura e a ovinocultura foram apresentadas nesta terça-feira, 27, aos representantes do Tocantins que cumprem agenda no estado desde a última segunda-feira.

Vilmar Carneiro Wanderley e Alan Rickson Andrade, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden) de Tocantins, vieram a fim de conhecer de perto as experiências que o Acre vive em diversos setores, entre eles a industrialização.

“Organizar e metodizar o trabalho na área de atração de capitais e promoção de investimentos é um dos objetivos de Tocantins. E foi a partir do que ficamos sabendo sobre o Acre que tivemos o interesse de conhecer como estavam sendo os projetos na prática”, explicou Wanderley, superintendente de Desenvolvimento Econômico.

Visita à Cordeiros da Amazônia (Foto: Sirlânia Venturini)
Visita à Cordeiros da Amazônia (Foto: Sirlânia Venturini)

As agendas se iniciaram no Complexo de Piscicultura Peixes da Amazônia e se encerraram no frigorífico Cordeiros da Amazônia. De acordo com o superintendente, o Acre surpreende pela forma como inova no cenário de crise econômica nacional, com iniciativas que promovem, sobretudo, a inclusão social.

“Há quem fique parado olhando a crise, e há quem reconheça a crise e vá em busca de mudança, principalmente, da realidade social. E o Acre nos estimula a olhar o cenário econômico e social com outras perspectivas, com esse modelo de governança, combinado entre os setores público e privado, junto com a comunidade. Ver gestores conscientes das dificuldades, mas empolgados com a produção e focados, inclusive, no mercado nacional, nos motiva, por estarmos numa região mais centralizada e estratégica. Por isso, precisamos aproveitar essa geografia favorável, para termos tanto sucesso quanto o Acre. Queremos também, de mãos dadas, criar oportunidades de cooperação entre os dois estados para prosseguirmos com o desenvolvimento da economia nacional”, declarou.

Em junho deste ano, uma comitiva de Tocantins também esteve no Acre em visita a empreendimentos sustentáveis. Na oportunidade, a equipe de gestores visitou o Alto Acre para conhecer as indústrias Dom Porquito, Acreaves, Natex e a Usina de Beneficiamento de Castanhas, gerida pela Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre (Cooperacre).

Cordeiros da Amazônia

Indústria trabalha com cortes nobres de cordeiro (Foto: Sirlânia Venturini)
Indústria trabalha com cortes nobres de cordeiro (Foto: Sirlânia Venturini)

O empreendimento, responsável pelo confinamento, abate e processamento de cortes nobres de cordeiro no Acre, é resultado de uma parceria com o governo do Estado que incentiva a produção e fomento à ovinocultura, ao passo que a empresa investe no processo de industrialização e melhoramento genético.

Os produtores parceiros nesse processo também possuem parte das ações da indústria. Localizado no quilômetro nove da estrada de Porto Acre, o frigorífico atualmente opera com a autorização do Sistema de Inspeção Estadual (SIE), emitida pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf).