Os moradores da Vila Campinas tiveram nesta sexta-feira, 13, muitos motivos para comemorar. O governador Tião Viana honrou o compromisso com a comunidade, por meio do Instituto de Terras do Acre (Iteracre), e fez a entrega de mil títulos definitivos aos moradores, que agora terão a segurança jurídica de suas propriedades. O evento foi realizado na quadra de esportes da Escola Estadual Luiz Gonzaga.

A Vila Campinas, a 60 quilômetros de Rio Branco, na BR-364, sentido Porto Velho, é ligada a Plácido de Castro e possui cerca de oito mil habitantes. Atualmente possui características de um município, uma vez que políticas públicas foram implantadas no local. Um exemplo são os investimentos em pavimentação pelo Programa Ruas do Povo, que já se refletem em quase 100% das ruas asfaltadas.

A regularização fundiária é um sonho realizado para os moradores e trará muitos benefícios, como fazer investimentos em seus lotes, conseguir financiamentos bancários, ampliação de casas e construção de prédios comerciais, entre outros.

“Nós estamos promovendo aqui dignidade, assegurando às famílias todos os direitos sobre as suas propriedades, o que é um avanço muito grande porque é um bem de família que se transforma em investimento econômico e na qualidade de vida de uma comunidade”, afirmou o governador Tião Viana.

Miracélia Soares Silva foi uma das contempladas e não esconde a felicidade de ter nas mãos o seu título definitivo. “Pra mim é uma alegria muito grande porque eu moro há 19 anos aqui na Vila Campinas e esperava muito por isso, agradeço ao governador Tião Viana e toda a equipe que realizou o trabalho”, comentou.

Até o momento, o programa de regularização de terras já viabilizou a entrega de 11 mil títulos definitivos em todo o Acre. A meta é finalizar o ano com 15 mil. “Este é um momento de cumprimento de um compromisso firmado pelo governo lá atrás e, por isso, hoje Campinas vive um momento de festa e comemoração com toda a comunidade”, explicou o diretor-presidente do Iteracre, Glenilson Figueiredo.