Governador participa de encontro com educadores e lança edital do Quero Ler

Em uma conversa de reconhecimento do trabalho e análise do desafio de futuro para a juventude, o governador Tião Viana esteve junto com gestores da educação e professores na manhã desta segunda-feira, 28. Durante o encontro, o governador também lançou o edital para bolsistas de alfabetização do programa Quero Ler.

Tião Viana agradeceu o empenho das equipes (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

“Vocês estão nos ajudando em uma revolução. Vocês trabalham com a melhor mensagem que há para o futuro, que é o saber. A educação é a célula geradora de um novo amanhã”, afirmou Tião Viana, ao agradecer o trabalho realizado pela equipe da educação.

Ele ressaltou ainda a importância de haver um debate sério e firme do problema da dependência química e do narcotráfico que alicia os jovens na comunidade. “Nós vamos mudar o Brasil de qualquer jeito. Hoje, o maior problema é o narcotráfico e precisamos fazer um embate no cotidiano da escola. Tem que fazer parte da prioridade de nós educadores”, disse.

Com o narcotráfico movimentando trilhões de dólares ao ano em todo o mundo, sua força em aliciar os jovens se torna muito grande. Por isso o debate se torna importante no ambiente escolar, mostrando que ao entrar no crime, o jovem tem 90% de chance de não chegar aos 26 anos de vida. “É preciso mostrar que quem entra nesse jogo nocivo não vai crescer e ver os irmãos sendo felizes”, afirmou o governador.

Quero ler

Durante o encontro, foi lançado também o edital para processo seletivo simplificado de bolsistas alfabetizadores do programa Quero Ler. Nesta nova etapa, serão mais 15.500 alunos em sala de aula aprendendo a ler e escrever divididos em mais de 1.150 turmas, já a partir do dia 4.

“Hoje, o governador anunciou também que o Acre está muito próximo de erradicar o analfabetismo. Até o final desta ano finalizamos todas as matrículas e por isso convidamos a todos que conheçam pessoas analfabetas, as encaminhem para as escolas”, explicou Evaldo Viana, coordenador do programa.

Veridiano Alves, diretor da escola Serafim Salgado, falou sobre o trabalho que é realizado com o Quero Ler. “Nossa escola é uma das que recebe o programa, eu me arrepiei vendo como os alunos interagiam, lendo e escrevendo e fazendo teatro na escola. É uma interdisciplinaridade de alto nível, uma metodologia muito bem aplicada e construída por toda a equipe”, disse.

O encontro reuniu gestores do ensino urbano e rural (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Avanços

O encontro foi também um momento de comemorar os bons resultados na área da educação. Além do Quero Ler, o trabalho da atual equipe de governo, tem proporcionado avanços com programas como o Centro de Línguas Estrangeiras (CEL), Instituto de Matemática Ciências e Filosofia (IMCF), realização do Festival Estudantil da Canção, ampliação e reforma de escolas em todo o estado e as escolas em tempo integral.

“O governo vê os gestores, educadores e toda equipe trabalhando incansavelmente para alcançar grandes objetivos e garantir o direito dos meninos e meninas de acesso ao ensino de qualidade e gratuita”, afirmou o secretário de Educação, Marcos Brandão. Ele lembrou também que, simultaneamente, o governo está trabalhando na melhoria estrutural de 200 escolas em todo o estado, inclusive com climatização com ar-condicionado.

Presentes no evento, os deputados estadual, Daniel Zen, e federal Léo de Brito, falaram da caminhada que a educação tem traçado nos últimos anos do governo.

“Depois de 18 anos de muitos avanços, nós temos muitas inovações ocorrendo no Acre. Recentemente, estivemos com o governador na Colômbia, e o Banco Mundial apontava nosso estado como maior exemplo de desenvolvimento sustentável. Podemos ver que a educação está no centro dessa evolução”, afirmou Léo de Brito.

“Vendo atividades como os Jogos Estudantis, Festival da Canção, o Quero Ler, entre outras, percebemos muitas novidades que têm contribuído para a qualidade da educação no Acre. Isso se soma aos recentes reajustes salariais aprovados na Assembleia Legislativa e às reformas na estrutura física das escolas”, disse Daniel Zen.

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