Governador participa do Dia de Soluções da Amazônia em Lima

Governador Tião Viana apresentou principais índices que impulsionaram o desenvolvimento do Acre (Foto: Celis Fabrícia/Secom)
Governador Tião Viana apresentou principais índices que impulsionaram o desenvolvimento do Acre (Foto: Celis Fabrícia/Secom)

O salão F do Pavilhão das Delegações da COP 20, no Pentagonito, em Lima, recebeu o Dia de Soluções da Amazônia. No evento, realizado na segunda-feira, 8, foram apresentadas soluções sustentáveis e desafios da Amazônia.

O modelo do Acre foi apresentado pelo governador Tião Viana, que mostrou índices acreanos de educação, água encanada, coleta de lixo e saneamento básico. Tião Viana também ressaltou a redução em 57% do desmatamento nos últimos dez anos no Acre, a importância da reserva extrativista Chico Mendes e a relação do Estado com os povos indígenas.

Ele citou ainda importantes parcerias com instituições como KFW, WWF e GCF. “O Acre olha como desenvolvimento de sua estratégia essa agenda socioambiental. Modelos que deram certo e os melhores arranjos. É muito importante para nós estar nessa agenda mundial”, considerou Tião Viana.

A defesa dos povos indígenas também foi um dos aspectos abordados. “Já não podemos trabalhar unilateralmente. Temos que agir de maneira integrada. Mãos à obra!”, convocou Yolanda Kakabadse Navarro, presidente do WWF Internacional.

Setores ligados à Organização das Nações Unidas (ONU), governos regionais e dirigentes de organizações governamentais e não governamentais acompanharam a programação. Um deles é Jeffrey Sachs, economista e conselheiro especial do secretário-geral da ONU Ban Ki-Moon.

SAMSUNG CSC
O desafio de conciliar desenvolvimento econômico e social foi tema do encontro (Foto: Celis Fabrícia/Secom)

“Temos que dizer sim para o crescimento econômico sem agredir o meio ambiente. E as novas metas para os objetivos de desenvolvimento do milênio têm que ajudar o Acre e outras partes da Amazônia. É complicado, mas possível”, reforçou Ki-Moon.

A programação foi realizada pela Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (SDSN-Amazônia), Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Articulação Regional Amazônica (ARA), Amazónicos por la Amazonía (AMPA), o Ministério do Meio Ambiente do Peru, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Vale e Camargo Correa.

“Aqui é uma oportunidade de somar esforços ao que já vem sido feito pelo Acre com a agenda internacional. E precisamos aproveitar essas oportunidades para aumentar o financiamento dessas iniciativas”, concluiu Virgilio Viana, superintendente-geral da FAS.

“Esse foi um ambiente em que houve soluções teóricas e práticas. E o governador Tião Viana trabalhou soluções práticas”, salientou Aníbal Diniz, senador.