Governadores da Amazônia criam Conselho para desenvolvimento da região

Governadores do Acre, Pará, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Roraima e Tocantins discutiram sobre como contornar a crise e o projeto para a COP-21 (Foto: Sidney Oliveira/Agência Pará)
Governadores do Acre, Pará, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Roraima e Tocantins discutiram sobre como contornar a crise e o projeto para a COP-21 (Foto: Sidney Oliveira/Agência Pará)

Os governadores do Acre, Pará, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Roraima e Tocantins se reuniram nesta sexta-feira, 20, em Belém (PA), para traçar linhas de ações sobre diversos temas, como a crise econômica, a pactuação de uma agenda voltada à infância e a definição de estratégia dos estados da Amazônia para a Conferência do Clima (COP-21).  O governador Tião Viana é um dos participantes deste que é o 12º Fórum de Governadores da Amazônia.

Os gestores estaduais da região amazônica brasileira definiram já no começo do evento a criação do Conselho de Governadores para o Desenvolvimento da Amazônia.

A iniciativa propõe que as decisões sobre a região sejam tomadas a partir de ações articuladas, reduzindo custos e potencializando resultados nos Estados.

A união dos governadores é exercício do protagonismo da Amazônia na promoção do desenvolvimento sustentável da região, que possui características únicas e diferentes do restante do país, o que exige soluções igualmente distintas no enfrentamento das dificuldades e no fomento da produção. Ao final do evento, foi criada a Carta Belém, com as propostas e compromissos firmados entre os estados participantes.

Pela infância e meio ambiente

Governador assinou o Painel Compromissos da Agenda Criança Amazônica (Foto: Cedida)
Governador assinou o Painel Compromissos da Agenda Criança Amazônica (Foto: Cedida)

O governador Tião Viana também assinou o “Painel Compromissos” da agenda Criança Amazônica, um trabalho conjunto com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Esta agenda está pautada em compromissos para a promoção, proteção e garantia de direitos de crianças e adolescentes. O painel determina políticas públicas específicas para melhorar os índices de desenvolvimento humano das crianças na Amazônia, assim como reduzir índices de doenças, analfabetismo e taxa de mortalidade.

Os governadores ainda destacaram a importante contribuição que a região tem dado à redução das emissões de gases do efeito estufa, que na última década atingiu 80% de redução de CO2, fortemente impulsionada pela diminuição do desmatamento na Amazônia.

O Brasil tem sido reconhecido internacionalmente pelos resultados expressivos na redução do desmatamento. O esforço dos governos subnacionais, em especial o governo do Acre, tem sido fundamental para a redução do desmatamento e contribuição para o combate às alterações do clima.

“A Amazônia terá um papel muito importante na redução das emissões de gases causadores do efeito estufa. A Convenção do Clima reconhece esse papel e criou um mecanismo para compensar por esses esforços, a Redução de Emissões do Desmatamento e Degradação de Florestas (REDD+)”, destacou  governador Tião Viana.

12ª Reunião do Fórum dos Governadores - nove governadores dos Estados que compõem a Amazônia Legal durante reunião, em Belém, com o apoio de suas equipes técnicas, para traçar linhas de ação sobre diversos temas, incluindo o enfrentamento de desafios comuns, como o enfrentamento da crise, a pactuação de uma agenda voltada à infância e a definição de estratégia dos Estados da Amazônia para a COP (Foto: Cristino Martins/Agência Pará)
Governadores dos Estados que compõem a Amazônia Legal durante reunião, em Belém, com o apoio de suas equipes técnicas, para traçar linhas de ação sobre diversos temas (Foto: Cristino Martins/Agência Pará)

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter