Empresas de telefonia assinam com Anatel e governo acordo para melhoria da internet móvel no Acre

Entre as melhorias propostas, está a transmissão do sinal de internet na frequência de 700mhz, que permitirá um alcance e velocidade de sinal muito superior (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Em uma grande solenidade realizada na manhã desta segunda-feira, 2, no Palácio Rio Branco, o governo do Estado, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e as empresas de telefonia móvel Vivo, Claro e Tim assinaram cartas de intenções com o compromisso de melhorar os serviços de conectividade em todo o Acre.

Entre as melhorias propostas, está a transmissão do sinal de internet na frequência de 700 mHz principalmente na capital, o que permitirá um alcance e velocidade de sinal muito superiores a qualquer rede celular em funcionamento na região.

A Tim pretende ativar essa frequência em Rio Branco, Senador Guiomard e Bujari, além de realizar um projeto educacional em parceria com o Unicef.

Já a Claro trará a tecnologia de 4.5G para Rio Branco, além de passar a operar também em 700 mHz. E a Vivo pretende chegar até o fim de 2018 com internet 4G em 15 dos 22 municípios acreanos.

Para o governador Tião Viana, esses investimentos são algo a se comemorar. “O Acre ganha o que há de melhor na velocidade de internet e atualizações. Porque o grande banco de informações mundiais passa pela internet. É um esforço grande, e isso é uma oportunidade para a juventude, para quem estuda, para quem se comunica. Não há mundo hoje sem internet, e agora teremos a de alta velocidade”, disse.

Esforços conjuntos

“Por sorte o Acre terá algumas das primeiras cidades a usar essa frequência que permite maior qualidade e velocidade”, disse o presidente da Anatel (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O presidente da Anatel, Juarez Quadros, conta que muitas reclamações sobre os serviços de rede no Acre chegaram à agência fiscalizadora. Com os novos esforços, a expectativa é de que a população tenha maior satisfação com os serviços.

“As operadoras irão fazer a ativação dessa nova frequência que foi liberada para a Região Norte, incluindo o Acre. Essa é uma frequência muito mais própria à exploração dos serviços, facilitando o acesso à internet. Por sorte, o Acre terá algumas das primeiras cidades a usar essa frequência que permite maior qualidade e velocidade”, conta o presidente.

O senador Jorge Viana também esteve presente à solenidade. A busca por melhorias nos serviços de telecomunicações no Estado é uma das principais pautas de seu mandato, e ele foi um dos grandes responsáveis pelas assinaturas com as empresas.

“Todo mundo depende hoje de internet e de um telefone celular, e a gente tem que reconhecer que na Amazônia esse serviço é muito precário. E trazer três companhias para discutir com a gente e assumir o compromisso de investimentos é uma grande conquista”, ressalta.

O presidente da Vivo, Eduardo Navarro, veio ao Acre para os anúncios: “Estamos investindo este ano R$ 12 milhões para levar 4G a 11 municípios até o fim de 2017 e totalizar 15 no ano que vem. Não é importante apenas essa rede nas cidades, mas construir estradas de alta velocidade que conectem o Acre ao mundo”.

A solenidade contou ainda com a presença do prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, do presidente da Assembleia Legislativa, Ney Amorim, dos deputados federais Leo de Brito, Raimundo Angelim, Moisés Diniz e César Messias e demais autoridades.

TV Digital

Com a visita do presidente da Anatel e do conselheiro da instituição, Aníbal Diniz, também foi discutida a digitalização das TVs do Acre, em especial da TV Aldeia, que faz parte da Rede Pública de Comunicação.

“Ficamos felizes com a receptividade do governador Tião Viana e de toda a equipe, no sentido de fazer com que essa agenda ganhe celeridade e a gente tenha a TV digital acontecendo em todas as emissoras em 2018”, conta Aníbal Diniz.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter