Governo anuncia convocação de 210 agentes socioeducativos

O governo do Estado divulgou em coletiva de imprensa, nesta quarta-feira, 22, a convocação de 210 agentes socioeducativos que irão atuar nas unidades de internação nas cidades de Rio branco, Sena Madureira, Feijó e Cruzeiro do Sul. O evento ocorreu no Palácio das Secretarias, no Centro de Rio Branco.

Na semana passada, o governador Tião Viana anunciou o concurso público da Polícia Militar para a contratação de 250 policiais e nessa semana, mais um concurso da Polícia Civil com mais 250 vagas. Ao todo são 710 postos de trabalho gerados pelo governo do Estado.

Com a chegada de 210 agentes, outros 150 serão lotados nas penitenciárias geridas pelo Iapen (Foto: arquivo Secom)

“Essas contratações refletem um esforço especifico na área da Segurança Pública, pois na situação em que o país esta vivendo, em nenhum outro Estado um governo está realizando contratações dessa magnitude”, destacou a secretária de Gestão Administrativa, Sawana Carvalho.

De acordo com o diretor-presidente do ISE, Rafael Almeida, esses 210 agentes serão distribuídos em quatro cidades acreanas. “Esses profissionais chegam para fortalecer as atividades socioeducativas que irão suprir toda a demanda do ISE”, disse.

Almeida ressalta ainda que, cerca de 150 agentes penitenciários que trabalhavam no ISE serão remanejados para o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), uma vez que todos são oriundos do mesmo concurso público e há essa possibilidade legal. O reforço vai fortalecer as ações de segurança pública no sistema prisional.

Reestabelecendo a ordem pública

Segundo o secretário de Segurança Pública, Emylson Farias, esse fortalecimento visa combater o crime organizado, tráfico de drogas, roubos e outros delitos praticados no Estado. “A prova disso é uma redução de 32% dos roubos nos últimos quatro meses. Hoje nossa prioridade é barrar essas execuções, para que seja estabelecida lei e ordem à sociedade acreana”.

O edital com efeito de lei foi lançado em dezembro do ano passado e neste período foram realizadas as fases preliminares do processo. Agora, a 3ª fase inclui a contratação imediata de pessoas aprovadas nas etapas anteriores.

Confira o edital

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter