em breve

Governo anuncia criação de viveiro de mudas no Campus do Agronegócio

O Governo do Estado anunciou neste sábado, 17, a criação de um viveiro de mudas que será construído no Campus do Agronegócio, no Parque de Exposições Wildy Viana. O viveiro irá produzir, inicialmente, mudas de açaí que serão cultivadas por educandos do sistema prisional.

O projeto é fruto de parceria entre a Secretaria de Extensão Agro-florestal e Produção Familiar do Estado do Acre (Seaprof), Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) e Secretaria  Estadual de Agropecuária (Seap), administradora do espaço, e será financiado por meio de recursos do banco alemão KFW.

Para o Diretor de Produção Familiar da Seaprof, Paulo Braña, o projeto será fundamental no subsídio de projetos já existentes no Estado, como os de arborização, entre outros.

“O viveiro terá cerca de cinco mil metros quadrados com a produção em torno de 100 a 150 mil mudas de açaí. A mão de obra vai ser dos apenados, e o Iapen vai nos ajudar nessa parceria que vai ainda fortalecer programas como o Florestas Plantadas e da fruticultura que executamos em Rio Branco e no interior do Estado”, ressalta Braña.

O diretor-presidente do Iapen, Aberson Carvalho, destaca que o estado tem 740 reeducandos trabalhando intramuros e extramuros. Com o viveiro, a expectativa é de ainda neste ano, cerca de 200 reeducandos integrem o trabalho no espaço.

“[Esse viveiro] é de fundamental importância para o processo formativo da pessoa privativa de liberdade, onde a formação e trabalho gera novas práticas do reeducando, possibilitando sua ressocialização. Nossa previsão é possamos ter 30 reeducandos trabalhando permanente, e mais 20 rotativo na qualificação, ou seja, 50 pessoas. Lembrando que no ano todo temos a meta de trabalhar nesse posto 200 reeducandos, destaca.”

O projeto já está em andamento e a previsão é que o viveiro esteja em pleno funcionamento ainda no primeiro semestre deste ano.