Diálogo

Governo apoia construção de frigorífico em Manoel Urbano

Na última quinta-feira, 30, o titular da Secretaria de Agricultura e Pecuária (Seap), José Carlos Reis, e o diretor-presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), Ronaldo Queiroz, estiveram no município de Manoel Urbano para um diálogo com a comunidade sobre a construção de um novo frigorífico.

A reunião foi na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e estiveram presentes o vice-prefeito, Raimundo Toscano, vereadores, sindicalistas, comerciantes e produtores rurais.

A Seap trabalha em um alinhamento com o setor produtivo no sentido de ampliar a oferta de proteína animal no estado. “Agora nós conseguimos um empreendedor que vai construir um frigorífico seguindo as normas sanitárias. Com apoio do governo, os produtores vão reerguer Manoel Urbano”, afirma Reis.

A instalação de um abatedouro precisa obedecer às normas de construção e analisar a disposição adequada de equipamentos e máquinas. “Nós temos uma legislação a seguir. O Idaf prima por um serviço de qualidade, preservando a saúde da população”, destacou Queiroz.

Saúde Pública

Desde dezembro, o matadouro de Manoel Urbano está interditado após denúncias encaminhadas ao Ministério Público. A ausência de uma câmara fria para guardar as carnes e residências próximas ao abatedouro foram determinantes para seu fechamento e impossibilitam a sua reabertura.

“É um momento difícil, mas nós da prefeitura entendemos que a interdição do abatedouro tem a ver com a saúde pública”, disse o vice-prefeito Raimundo Toscano.

Uma reunião ficou agendada para o próximo dia 28. Governo e produtores querem agilidade no processo certificação da planta de construção do frigorífico, para assim, dar início às obras.