Contra o narcotráfico

Governo apoia entidade de reabilitação de dependentes químicos

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), vai apoiar a Associação Cristã Alfa, que trata dependentes químicos e auxilia seus familiares. O projeto conta com o apoio de emenda parlamentar do deputado estadual Éber Machado, no valor de R$ 200 mil.

A assinatura da parceria foi nesta quinta-feira, 17, na Casa Civil. O governador Tião Viana falou sobre a importância do trabalho com dependentes, vítimas da guerra do narcotráfico. “Será um investimento muito bem aplicado. Quando o Estado não consegue agir, são as igrejas e instituições sociais que trabalham a esperança e a espiritualidade. Vamos tratar as vítimas e punir os culpados”, afirmou.

Investimento vai atender o tratamento de dependentes químicos e suas famílias (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Ação é fruto de uma parceria entre o parlamento, o governo e a instituição. O deputado Éber Machado explicou o que o motivou: “Como o governador afirma, a droga é o câncer da sociedade. Nós só temos a agradecer esse apoio, que vai ajudar famílias que sofrem essa dor”, disse.

O tratamento

Há 14 anos trabalhando no cuidado do dependente químico, a Associação Cristã Alfa presta assistência também à família, que contribui para uma maior efetividade no tratamento. “Um investimento dessa natureza significa ampliar nosso atendimento social. Simultâneo ao tratamento com o dependente químico, cuidamos da família. Quando ele concluir seu tratamento, retorna para um lar mais estruturado, o que ajuda que não haja retorno da pessoa para a dependência”, afirma o pastor David Santiago.

Gabriel Maia Gelpke, secretário da Seds, explica que o recurso será executado para custeio das atividades e para investimento no espaço, tanto que abriga os dependentes em tratamento, quanto o que atende as famílias dos pacientes. “O convênio assinado garante um trabalho de resgate de vidas”, afirma.

A associação já teve apoio do Estado também na entrega de uma padaria comunitária, pela Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN), em abril deste ano. O empreendimento está instalado na comunidade terapêutica Ebenézer e ajuda na ressocialização de ex-dependentes químicos e egressos do sistema prisional que passaram por curso profissionalizante. “O dependente químico precisa de amor e esperança”, concluiu o governador.