Peixe do Acre

Governo apoia feiras do peixe em municípios do Acre

O governo dará suporte nas feiras do peixe de Rio Branco, Bujari, Tarauacá, Brasileia e Mâncio Lima (Foto: Arquivo Secom)

Chegado o período da tradição católica Semana Santa, o consumo do pescado fica em evidência nos mercados e feiras do estado, movimentando toda a cadeia produtiva da piscicultura. O governo do Acre, por meio da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), apoia a organização de feiras do peixe em diversos municípios, que além do pescado, comercializam produtos da agricultura familiar.

A contribuição da Seaprof é na organização do evento, assegurando o transporte dos produtores, mobilização das associações e cooperativas, além da divulgação dos atores das cadeias produtivas que envolvem a feira, como piscicultores, pescadores, produtores rurais e empreendedores individuais.

As feiras executadas pelas prefeituras, com apoio do Estado, serão realizadas no Bujari, Rio Branco, Tarauacá, Brasileia e Mâncio Lima. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae) também é parceiro na realização.

Em Rio Branco, aproximadamente 140 produtores se envolvem com a Feira de Peixe, que ocorre na Central de Abastecimento (Ceasa), nos dias 12 a 15 de abril. Para este ano a expectativa é de que sejam comercializadas até 130 toneladas de peixe.

O evento é uma oportunidade de negócio para vários empreendimentos, como explica Paulo Brana, diretor de Produção Familiar da Seaprof : “Outro setor como a alimentação oferece refeições usando o próprio pescado. Agricultores familiares vendem seus produtos hortifrutigranjeiros, além de empreendedores comercializando ovos de páscoa caseiros, confecções e até camarão”.

Acre autossuficiente em pescado

“O Acre é autossuficiente na produção de pescado”, afirma Braña (Foto: Arison Jardim/Secom)

Nos últimos anos, o governador Tião Viana tem diversificado a base econômica do estado e a piscicultura tem dado um salto expressivo. Há dez anos, quando se aproximava o período do feriado santo, era comum ver caminhonetes vendendo peixes originários do município de Boca do Acre, no Amazonas.

O Acre já produz pescado para exportação e é capaz de abastecer toda região. “As geleiras de Boca do Acre traziam os peixes, pescados nos rios da bacia do Purus, para serem consumidos em Rio Branco. Hoje o Acre é autossuficiente na produção de pescado, vendendo e exportando produtos de qualidade”, salienta Braña.

Feira do Peixe em Tarauacá

Em Tarauacá, o peixe consumido pelos moradores é proveniente dos mais de 500 tanques abertos pelo governo, em todo o estado foram mais de cinco mil. Nos dias 11, 12 e 13 de abril o município também realizará a Feira do Peixe, envolvendo cerca de 80 produtores, entre piscicultores e agricultores.

Em sua quinta edição no município, a feira proporciona aumento da renda e melhoria da qualidade de vida da população. Narcélio Bayma, gerente da Seprof em Tarauacá, afirma que “na última feira foi comercializada mais de 20 toneladas de peixe. Este ano, a meta é igualar ou ultrapassar essa marca”.

A Feira do Peixe do município de Tarauacá será em frente ao Mercado Municipal Domingos do Rêgo Leite e os produtores já preparam novidades, como a filetagem do pescado.