Governo apresenta avanços do Acre ao Comando Militar da Amazônia

Tião Viana apresentou os principais projetos de desenvolvimento do Acre aos generais do Comando Militar da Amazônia Ocidental (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Tião Viana apresentou os principais projetos de desenvolvimento do Acre aos generais do Comando Militar da Amazônia Ocidental (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O governador Tião Viana realizou nesta quinta-feira, 3, uma apresentação sobre os principais projetos de desenvolvimento do Acre aos generais do Exército Brasileiro que compõem o Comando Militar da Amazônia Ocidental.

O encontro tratou, ainda, sobre o fortalecimento permanente de segurança na estratégia de fronteira, para que o Exército possa cada vez mais ter apoio para manter uma barreira efetiva junto à Polícia Federal e outros órgãos de segurança no combate ao narcotráfico na região.

A agenda contou com a presença do senador Jorge Viana, da vice-governadora Nazareth Araújo, do prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, do presidente da Assembleia Legislativa do Acre, Ney Amorim, da desembargadora do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), Regina Longuini, do procurador-geral de Justiça, em exercício, do Ministério Público Estadual (MPE/AC), Carlos Maia, e representantes da área de segurança pública do Acre.

Em sua apresentação aos generais, Tião Viana destacou o modelo de produção e sustentabilidade que coloca o Acre numa linha estratégica de desenvolvimento. O governador pontuou, ainda, a importância das relações institucionais com o Comando.

“O Exército Brasileiro é um orgulho para nós. Aqui, discutimos sobre os pontos de segurança de fronteira, até o modelo de desenvolvimento e a visão de unidade e integridade da Amazônia”, contou Tião Viana.

O comandante do Comando Militar da Amazônia, general Theophilo Gaspar, destacou que as operações são muito importantes. “Temos que ter um esforço integrado com o poder público, o privado e as Forças Armadas no combate aos delitos fronteiriços. Precisamos avançar para que essa soberania do nosso país não venha a ser desgastada pelo abuso ou falta de policiamento nas faixas de fronteira”, pontuou.

Rodovia Bioceânica e Zona Franca Verde

Nazareth destacou o desenvolvimento industrial do Acre, a ferrovia Bioceânica e a Zona Franca Verde (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Nazareth destacou o desenvolvimento industrial do Acre, a Ferrovia Bioceânica e a Zona Franca Verde (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Nazareth Araújo e a chefe da Casa Civil, Márcia Regina Pereira, deram continuidade às apresentações, com destaque para o modelo de desenvolvimento industrial do Acre iniciado em 2011, a construção da Ferrovia Bioceânica e a Zona Franca Verde.

“Temos que priorizar a construção da Ferrovia Bioceânica, pois ela representa um passo na estratégia global muito importante para todos nós”, afirmou a vice-governadora, ao explicar que a ferrovia começará no Rio de Janeiro, atravessará o país e terminará no Peru, numa parceria de investimentos entre Brasil e China que soma até R$ 40 bilhões.

Outro ponto de destaque foi a Zona Franca Verde, criada por meio de decreto assinado pela presidente Dilma Rousseff em dezembro de 2015 para conceder isenção fiscal a indústrias localizadas nos municípios de Áreas de Livre Comércio (ALCs) da Suframa.

“No Acre, parte dos municípios de Brasileia, Epitaciolândia e Cruzeiro do Sul será beneficiada. A nossa luta hoje é pela ampliação dessas áreas de livre comércio, cujo percentual de áreas delimitadas ainda não é suficiente para esses municípios”, observou Nazareth.

Parceria institucional fortalecida

Marcus Alexandre agradeceu a parceria do Exército Brasileiro e pediu que a relação institucional seja cada vez mais forte. “Em Rio Branco, nós somos muito bem assistidos pelo 4º BIS e pelo 7º BEC, além do apoio incondicional que recebemos do Exército e das Forças Armadas nas ações de calamidade pública que enfrentamos”, disse o prefeito.

O senador Jorge Viana também fez um agradecimento. “Agradeço a atuação sempre constante do Exército em todas as situações de desastres naturais que enfrentamos. Expresso um reconhecimento especial a todos vocês que trabalham pela Amazônia”, disse o senador.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter