Governo apresenta nova plataforma de acesso ao contracheque do funcionalismo

Os servidores público do Estado contam, a partir deste mês, com uma nova plataforma de acesso as suas informações financeiras como contracheque e Cédula C. A novidade foi apresentada ao governador Tião Viana pela equipe de gestão administrativa e tecnológica do Estado, nesta quinta-feira, 1°, durante coletiva na Casa Civil.

“É uma ferramenta fundamental para os nossos servidores e é ótimo saber que ela estará aberta ao acesso por qualquer rede. Além do mais, isso respeita os princípios da transparência na gestão pública”, declarou Tião Viana.

Durante três meses, a equipe da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sect) atuou no desenvolvimento da plataforma. “Antes eram necessários 10 cliques no portal para que o usuário tivesse acesso ao contracheque. Hoje, utilizando a senha de e-mail institucional e com apenas dois cliques ele acessa o contracheque e outras informações financeiras”, comentou a secretária de Ciências e Tecnologia, Renata Souza.

Sawana Carvalho, secretária da Gestão Administrativa, frisou que com a mudança de acesso ao documento de informações financeiras, o governo do Estado reduziu gastos tendo em vista que não precisa mais pagar taxas aos bancos para que as instituições forneçam o documento ao servidor público por meio dos caixas eletrônicos.

Plataforma foi apresentada durante entrevista coletiva nesta quinta-feira (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

Tecnologia e informação segura

Renata Souza ressalta que o contracheque no modelo antigo ainda pode ser acessado e revelou que, por enquanto, a nova plataforma está funcionando somente com acessos via intranet, utilizando a rede do Estado. Mas, até o final de fevereiro o novo modelo poderá ser acessado de qualquer lugar via internet. “O servidor poderá ter acesso aos seus dados de onde estiver, usando computador, tablet ou smartphone”, pontuou a secretária de Ciência e Tecnologia.

A plataforma recém-lançada também oferece a tecnologia do QR Code, que possibilita a verificação de autenticidade do documento de informações financeiras do servidor público. “As financeiras, por exemplo, com essa chave de acesso podem ter certeza que aquele documento é verdadeiro. Além disso, há um gráfico que mostra ao funcionário um gráfico de rendimentos que permite fazer melhor planejamento”, afirmou Renata Souza.

Bem acessada

Em fase de testes desde a semana passada, o novo modelo de contracheque registrou de segunda, 29 a quarta-feira, 31, entre 10 a 20 acessos por minuto.

Dados da Sect apontam que, em 2017, foram emitidos 770 mil contracheques dos servidores do Estado; 640 mil acessos à página de informações financeiras; 43 mil pedidos de senhas e 788 solicitações de suporte.

A nova plataforma está disponível no endereço: novo.contracheque.ac.gov.br

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter