para fomentar o turismo

Governo articula internacionalização do aeroporto de Rio Branco

“Esse é o primeiro passo para o alfandegamento, que é a internacionalização do aeroporto”, disse Rachel Moreira, secretária de Turismo e Lazer do Acre (Foto: Cedida)

O turismo é uma das atividades econômicas responsáveis pelo desenvolvimento de uma região. Localizado na Região Norte do país, o Acre faz fronteira com o Peru e a Bolívia e é a porta de entrada para o Oceano Pacífico. Compreendendo a importância de estimular a prática, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo Lazer (Setul), busca consolidar a oferta de voos internacionais.

Em reunião nesta quarta-feira, 16, a titular da Setul, Rachel Moreira, dialogou com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Polícia Federal (PF), Receita Federal, Ministério da Agricultura e Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) sobre a ampliação do horário de funcionamento do alfandegário do aeroporto de Rio Branco.

“Esse é o primeiro passo para a alfandegamento, que é a internacionalização do aeroporto. Temos uma empresa área peruano com interesse em operar um voo direto entre Acre e Peru. Hoje temos apenas uma hora e meia de alfandegamento diário, o que não é suficiente para operacionalizar os voos. A proposta é estender esse serviço para todo o horário comercial. Esta reunião foi para defender nossos interesses e alinhar os procedimentos”, explicou Rachel Moreira.

As instituições confirmaram cenário favorável para a internacionalização do aeroporto de Rio Branco. “A reunião foi proveitosa, todos se comprometeram em participar. Agora é aguardar para uma segunda rodada de negociação, uma vez que alguns órgãos precisam de autorização de Brasília para definir sobre a homologação do alfandegário”, frisou o superintende do Aeroporto de Rio Branco, Jailson Araújo.

O próximo encontro para tratar sobre o assunto será em Lima, capital do Peru, onde a secretária de Turismo também se reúne com representantes da empresa interessada em operacionalizar o voo, a Atsa, e outras duas empresas áreas proponentes.