Governo assina contrato de repasse para construção do Hospital de Xapuri

Com o recurso assegurado, resta proceder com a licitação para dar inicio às obras de construção do hospital (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Com o recurso assegurado, resta proceder com a licitação para dar inicio às obras de construção do hospital (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Tião Viana assinou na tarde desta segunda-feira, 25, na Casa Civil, o contrato de repasse entre a Caixa Econômica Federa (CEF) e o Estado do Acre para a construção do Hospital de Xapuri. O ato representa a formalização da emenda parlamentar do deputado federal Raimundo Angelim, cujo valor soma R$ 2,4 milhões destinados à construção da unidade.

hospital-xapuri-2016 (2)

 

O secretário de Estado de Saúde, Armando Melo, explicou que, com o recurso assegurado, resta proceder com o processo licitatório para dar inicio às obras de construção do Hospital.  “Nesse primeiro momento, não haverá contrapartida do Estado, pois esse recurso é direto da emenda parlamentar. Nós já escolhemos o terreno e já estamos com o projeto em andamento”, explicou.

No momento, os atendimentos médicos são realizados no hospital provisório que funciona em uma Unidade Básica de Saúde no município, mas o governo também avança na reforma do antigo hospital, o Epaminondas Jácome.

“As obras de reforma devem ser concluídas em fevereiro. Estamos aguardando também esse período de chuvas, receosos caso ocorra uma nova alagação. Então, terminamos a reforma em fevereiro e mudamos logo no início de março, com todos os equipamentos e funcionários que estão trabalhando no posto atual”, pontuou o gestor.

Unidade em reforma depois de cheia histórica

Durante a cheia histórica do rio Acre, em 2015, o Hospital Epaminondas Jácome teve sua estrutura comprometida e os atendimentos foram transferidos para uma Unidade Básica de Saúde do município. Atualmente, o hospital encontra-se em fase final de reforma.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter