Governo assina pacto pela valorização da floresta na Amazônia Legal

Tião Viana destaca esforço do governo para converter a agenda em resultados (Foto: Lucas Ninno/GCOM)
Tião Viana destaca esforço do governo para converter a agenda em resultados (Foto: José Medeiros/GCOM MT)

Durante participação no 10º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, realizado nesta sexta-feira, 29, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá (MT), o governador Tião Viana assinou, juntamente com os demais governantes dos Estados que compõem a Amazônia Legal, a Carta de Cuiabá. O documento visa o pacto pela valorização da floresta e a Redução de Emissões do Desmatamento (Redd+) na Amazônia Legal.

As considerações e manifestações constantes no documento serão apresentadas à Presidência da República, solicitando à esfera governamental o aumento da captação de recursos para a redução de emissões do desmatamento e degradação florestal, a fim de promover o desenvolvimento sustentável na Amazônia Legal brasileira.

“Meu esforço foi de converter essa agenda de fato em resultados. E isso só vai materializar se houver unidade. A Amazônia sempre é colocada como culpada, nunca como solução, o que é um equívoco, já que estamos falando de uma das regiões mais importantes e fonte de riquezas do país”, comentou Tião Viana.

O governador sinalizou ainda que o Acre conseguiu mostrar que programas como o Redd+ são possíveis, e as parcerias entre os Estados, fundamentais para a garantia da sustentabilidade.

Acre e as boas práticas sustentáveis

A carta visa o pacto pela valorização da floresta e Redução do Desmatamento na região (Foto: José Medeiros/GCOM MT)
A carta visa o pacto pela valorização da floresta e Redução do Desmatamento na região (Foto: José Medeiros/GCOM MT)

O coordenador da Força-tarefa dos Governadores para as Florestas e Clima (Governors’ Climate and Forest Task Force – GCF), Collen Lyons, destacou que as mudanças climáticas são uma realidade. “A Carta de Cuiabá é fundamental para que sejam reconhecidos os esforços do Acre e de outros estados aqui presentes”, considerou Lyons.

O coordenador pontuou ainda, que o Acre é um estado avançado em comunidades extrativistas por meio do implemento do programa de Redd+. O protocolo de intenções, assinado entre o governo da Califórnia e do Acre, e outras lideranças de grandes potências mundiais, é um caminho para se enfrentar o aquecimento global. “O Acre está de parabéns pelas boas práticas sustentáveis desenvolvidas”, congratulou Lyons.