Governo avalia incidência de brucelose e tuberculose em bovinos no Acre

O governo do Acre, por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), iniciou o Inquérito Epidemiológico da Brucelose e Tuberculose em rebanhos bovinos do Estado. O evento, realizado em Feijó e Tarauacá, reuniu cerca de 40 profissionais, entre veterinários e técnicos do instituto e equipes de apoio, além de pecuaristas da região.

(Foto: Marcelo Torres)

O Inquérito Epidemiológico da Brucelose e Tuberculose visa realizar um levantamento de como está a incidência da doença em todo o Acre, como explica o médico veterinário Francisco Ferreira. “Iremos visitar mais de 170 propriedades rurais com o objetivo de alcançar mais de duas mil cabeças de gado com testes epidemiológicos para saber como estão os índices da doença. Após esse trabalho, que deverá durar aproximadamente um mês, serão intensificadas a vacinação e a cobrança com os pecuaristas em vacinar o rebanho”, explicou.

De acordo com o diretor-presidente do Idaf, Ronaldo Queiroz, a exemplo da febre aftosa e da peste suína clássica, que já foram erradicadas, a proposta é trabalhar de forma intensa para que a brucelose e a tuberculose também sejam extintas no Acre. “Estamos trabalhando com esses levantamentos para que seja dada toda atenção ao controle das doenças já citadas. Encerrando as visitas técnicas na região, estaremos nos municípios do Alto Acre, Purus e Juruá.”

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest