Governo capacita mais 290 servidores no Juruá

Nazareth Araújo: Nós oferecemos um curso e vocês vieram, cumpriram a carga horária e agora vão colocar em prática” (Foto: Val Fernandes)
Nazareth Araújo: “Oferecemos um curso, e vocês vieram, cumpriram a carga horária e agora vão colocar em prática” (Foto: Val Fernandes)

Em solenidade no auditório da Escola Craveiro Costa na noite desta sexta-feira, 23, o governo do Estado entregou certificados para servidores públicos da região do Juruá que participaram dos cursos de capacitação, realizados, entre 12 e 23 de setembro, pela Fundação Escola do Servidor Público do Acre (Fespac), que faz parte da estrutura da Secretaria de Gestão Administrativa (SGA).

Participaram do ato a vice-governadora Nazareth Araújo, a primeira-dama e coordenadora do Acre Solidário Marlúcia Cândida, a secretária de Gestão Administrativa (SGA), Sawana Carvalho, professores da Escola Craveiro Costa, além de representantes de órgãos apoiadores da jornada educativa. Marlúcia apresentou o vídeo institucional da campanha Lixo Zero – Ponha a Mão na Consciência. “Estamos lançando a campanha em todo o estado pelo Acre Solidário, e convido todos os servidores a fazerem parte, em nome da preservação ambiental.”

A servidora Eliane Medeiros, com Sawana Carvalho e com a professora Joana de Souza Rocha: “Tivemos bons esclarecimentos e aprendemos a conduzir processos” (Foto: Val Fernades/Secom)
A servidora Eliane Medeiros, com Sawana Carvalho e com a professora Joana de Souza Rocha: “Tivemos bons esclarecimentos e aprendemos a conduzir processos” (Foto: Val Fernades/Secom)

As capacitações foram realizadas nas áreas de Gestão do GRP, Módulo de Compras e Almoxarifado, Liderança Estratégica na Administração Pública, Direito Administrativo, Licitações e Contratos, Gestão e Fiscalização de Contratos de Terceirização. Houve, ainda, duas palestras sobre Segurança na Internet e Motivação e Desempenho Profissional.

A gestora da SGA, Sawana Carvalho, destacou o fato de que foram oferecidas 202 vagas, mas houve inscrição de 290 candidatos, todos tendo sido atendidos. “É o governo primando pelo conhecimento, pelos servidores, e procurando não deixá-los de fora das capacitações”, disse.

Segundo Sawana, o GRP, que é o sistema de compras do estado, é modelo para o Brasil, por trazer transparência desde a licitação até o pagamento do produto. Ela anunciou mais capacitações e a expectativa da criação de um núcleo da escola do servidor público em Cruzeiro do Sul.

Injeção de ânimo

A vice-governadora dirigiu palavras de ânimo aos servidores e disse que Cruzeiro do Sul tem, por si só, uma sede de cultura, de formação, de qualidade e de bons princípios, herança que vem desde o fundador da cidade, Thaumaturgo de Azevedo, bem como dos padres alemães, lembrando que há até uma tese de doutorado que aborda esta vocação.

“Meu trabalho na vice-governadoria, com o governador Tião Viana, é de engrandecer o Acre, dar possibilidades para que as pessoas tenham formação e cresçam em suas profissões, resultando na melhoria da oferta de serviços para nossa população. O Acre existe, e dá muitos exemplos para a nação e para o mundo. O negócio é a gente se valorar, ter essa motivação interna”, expressou.

Servidores capacitados e satisfeitos

Irlene Bandeira falou em nome dos servidores e agradeceu ao governo pela capacitação (Foto: Val Fernandes/ Secom)
Irlene Bandeira falou em nome dos servidores e agradeceu ao governo pela capacitação (Foto: Val Fernandes/ Secom)

Irlene Bandeira, gerente do TFD em Cruzeiro do Sul, participou da capacitação em licitações. Ela analisa: “Esses cursos motivam o servidor público, aumentam sua capacidade técnica e fortalecem as instituições”.

Eliane Medeiros, servidora da Secretaria de Educação e Esportes, capacitou-se em direito administrativo e gestão do GRP. “Os cursos trazem muitos esclarecimentos e nos ensinam como conduzir alguns processos”, declarou.

Erisson Cameli, servidor da SGA, capacitou-se em licitações e contratos administrativos, e destacou a importância do aprendizado com o GRP. “Aprendemos a utilizar esta ferramenta administrativa para realizar as compras do estado, bem como no módulo de almoxarifado aprendemos a distribuir os produtos adquiridos. É uma ferramenta que vai nos ajudar bastante.”

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter