Governo capacita profissionais que atuam no Programa Primeira Infância

A qualificação é promovida por meio de uma parceria (Foto: Val Fernandes/Secom)

Inúmeros estudos apontam que as crianças que crescem em ambientes acolhedores, familiares e saudáveis na primeira infância – zero a seis anos – tornam-se adultos mais responsáveis, autônomos e com qualidade de vida.

E é pensando numa política pública de prevenção que o governo do Estado tem implementado o Programa Primeira Infância Acreana (PIA) em Rio Branco e em outros seis municípios. Nesta terça-feira, 20, a vice-governadora e coordenadora do projeto, Nazareth Araújo, deu início a mais uma capacitação para os profissionais da saúde, educação e assistência social.

A qualificação é promovida por meio de uma parceria entre o Estado, por meio da Coordenação Estadual do PIA, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, United Way Brasil e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), local onde está sendo ofertado o curso.

Neste primeiro módulo, serão trabalhados aspectos e abordagens de acolhimentos das crianças na primeiríssima infância.

“São oito módulos nesta formação. Vamos começar abordando a importância primeiríssima infância: como se recebe e acompanha essa criança no mundo, as questões de pré-natal e como fazer o contato, para que ela perceba que está inserida em uma sociedade e tem um adulto responsável, trilhando vínculos de confiança que vão auxiliar em seu desenvolvimento”, destacou a vice-governadora Nazareth Araújo.

Segundo a consultora da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Ana Maria Chaiesa, o Estado tem se destacado nessa temática. “O Acre é pioneiro e é um dos estados que pode ser exemplo de como e porque investir na primeira infância. Aqui, há todo um aparato do Estado que apoia estruturas municipais, que são os principais responsáveis pelo desenvolvimento do programa”, salientou.

Paula Crenn Pisaneschi, gerente de projetos da United Way Brasil, observa que “a questão da primeira infância é muito importante para o país. Desenvolver as crianças torna os adultos melhores, com mais oportunidades, menos violentos, e tudo isso é comprovado cientificamente. O Brasil precisa despertar para isso, e o Acre está sendo um dos estados pioneiros em olhar com cuidado para essa causa”.

O programa tem o intuito de fomentar políticas públicas que assegurem o desenvolvimento infantil integral (Foto: Val Fernandes/Secom)

Sobre o PIA

O Programa Primeira Infância Acreana foi criado com o objetivo de fortalecer a Rede de Serviços destinada às crianças menores de seis anos em diversas regiões do estado. A iniciativa, executada pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e coordenado pelo gabinete da vice-governadoria, pretende sensibilizar a sociedade e instituições públicas sobre a necessidade de implementar políticas públicas que garantam o desenvolvimento infantil integral.

São parceiras do programa as secretarias de Estado de Desenvolvimento Social e de Educação e Esporte, com ações específicas em suas áreas de atuação; as prefeituras de seis cidades do interior e da capital.

A coordenação pretende transformar o PIA em uma política de Estado, garantindo sua continuidade, independente de administrações futuras.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter