Governo capacita técnicos e auxiliares em saúde bucal

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) promove nos dias 13 e 14 de novembro, por meio do Departamento de Atenção Primária Políticas e Programa Estratégico e a Divisão de Saúde Bucal, um programa de capacitação para técnicos e auxiliares em saúde bucal vinculados a rede assistencial do Sistema Único de Saúde.

O evento é realizado no Auditório do Instituto de Previdência do Estado do Acre, com objetivo de capacitar e atualizar os conhecimentos dos profissionais que atuam na área, como destacar a importância dos controles dos riscos (físicos, químicos, biológicos, mecânicos, entre outros).

“Nós já tínhamos um grande foco em segurança e controle de infeção, mas percebemos que não é somente o controle da infeção que faz parte da biossegurança, é algo mais abrangente. Então, estamos fazendo a atualização dos conhecimentos e da formação”, diz Flávio Ikuma, fiscal do Departamento de Vigilância Sanitária da Sesacre.

A programação da capacitação conta com aulas práticas, aulas de fluxo e processamento dos artigos odontológicos (desinfecção e esterilização).

A técnica em Saúde Bucal, Solange Souza de Freitas, é uma das profissionais capacitadas.  “É muito importante, principalmente para pessoas como eu que vêm de turmas mais antigas. A capacitação contribui para a atualização dos nossos conhecimentos, e ajuda para que coloquemos verdadeiramente em prática”.

A expectativa é que 40 profissionais passem pela capacitação, já que está previsto para os dias 21 e 22 desse mês mais uma etapa, desta vez com técnicos e auxiliares em saúde bucal que atuam nas unidades de pronto atendimento de Rio Branco.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter