Governo começa projeto de fortalecimento das agroindústrias do Acre

José Reis (centro) conta que com o fortalecimento das agroindústrias e suas cadeias produtivas, produtores rurais serão os mais beneficiados (Foto: Sérgio Vale/Secom)
José Reis (C) conta que, com o fortalecimento das agroindústrias e suas cadeias produtivas, produtores rurais serão os mais beneficiados (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Em reunião na tarde desta terça-feira, 1, governador Tião Viana começou a organização do projeto de fortalecimento das agroindústrias do Acre.

O projeto será realizado entre os governos federal e estadual, e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); sendo intermediado pelo gabinete do deputado Sibá Machado.

Como a maior parte das agroindústrias do estado é administrada por 14 cooperativas, a ideia é investir R$ 36 milhões no fortalecimento das cadeias, envolvendo mais de cinco mil famílias de áreas rurais.

Com os recursos oriundos de Fundo Perdido, o projeto não trará dívidas para o estado e está programado para começar em março de 2016, com duração de três anos.

Serão investidas melhorias nas cadeias produtivas de aves, grãos, piscicultura, laticínios, café e fruticultura. O secretário de Estado de Agricultura e Pecuária, José Reis, reforça: “É um projeto que vem fortalecer a estrutura e gestão dessas cooperativas para prepará-las para o mercado. E como são elas que englobam essas famílias produtoras rurais, teremos como consequência direta a melhoria da renda dessas famílias”.

O projeto está nos estudos preliminares. Como a maior parte das áreas envolvidas possui famílias assentadas, o Incra também está realizando os pareceres técnicos.