Governo comemora 100 mil jovens formados no ensino técnico pelo Instituto Dom Moacyr

“Nossa missão é mediar essa visão de importância e significado do ensino técnico”, disse Tião Viana (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Tião Viana esteve na manhã desta quinta-feira, 31, na Escola da Floresta, onde há dois dias está sendo realizada uma capacitação de coordenadores e educadores do Instituto Dom Moacyr (IDM) com representantes de todos os municípios do Acre. Viana comemorou a notícia de que já são 100 mil pessoas que passaram por alguma formação técnica no Acre desde a fundação do IDM, sendo cerca de 60 mil jovens apenas em seu governo.

Durante o encontro, foi lembrado que o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado para funcionar apenas através de Institutos Federais ou o Sistema S, mas que foi Tião Viana quem se esforçou para que ele funcionasse também por meio da educação profissional a nível estadual.

“Essa união entre jovens cheios de sonhos e professores do IDM nos permite celebrar essa conquista de 100 mil pessoas formadas. Nós inovamos aqui sobre uma decisão nacional. Cada um tem seus sonhos, mas todos tem o sonho de trabalhar. E o ensino técnico pode proporcionar isso. Esse é um programa de oportunidades e orgulho. Nossa missão é mediar essa visão de importância e significado do ensino técnico”, conta Tião Viana.

Segundo a diretora-presidente do IDM, Rita Paro, hoje o Instituto de qualificação conta com 400 professores em todos os municípios do Acre. Só em Rio Branco, cerca de 1.193 jovens começaram a participar recentemente do MedioTec.

Eles têm a oportunidade de fazer um curso técnico enquanto terminam o Ensino Médio, escolhendo opções nas áreas de Saúde, Recursos Naturais, Processos Industriais, Gestão e Negócios, Infraestrutura, Segurança, Produção Cultural, Design e Turismo, Hospitalidade e Lazer.

“O governo do Estado do Acre está atuando nos 22 municípios desde 2011 na formação de jovens no Ensino Técnico e hoje estamos especializando nossos supervisores, coordenadores e pessoal de apoio para que possamos fortalecer ainda mais nossa qualificação profissional”, conta Rita.

Vindo de Cruzeiro do Sul para participar da capacitação, o coordenador do município, Evilázio Santos, contou sobre a importância desse aprimoramento: “Estamos iniciando essa nova etapa do Pronatec em todos os municípios do Acre e essa capacitação aperfeiçoa nossa capacidade de oferta dos cursos. O objetivo é sempre de melhorar a oferta dos nossos serviços”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter