Governo comemora certificado de zona livre de peste suína no Alto Acre

Tião Viana se reuniu com produtores de suínos do Alto Acre e membros da Dom Porquito para celebrar a certificação que impulsionará a suinocultura no Acre (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Tião Viana se reuniu com produtores de suínos do Alto Acre e membros da Dom Porquito para celebrar a certificação que impulsionará a suinocultura no Acre (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Tião Viana se reuniu na manhã desta segunda-feira, 6, com criadores de suínos e os sócios da empresa Dom Porquito, em Brasileia, para uma importante comemoração: a certificação internacional do Acre como zona livre da peste suína clássica. O documento foi expedido durante a 84ª Sessão Geral da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em Paris, na França, no último dia 8 de maio.

“Isso é fantástico! É uma credibilidade para que agora possamos alcançar qualquer mercado do mundo. Temos SIF [Selo de Inspeção Federal], temos inspeção sanitária, e agora nos resta o quê? Aumentar a produção e vender. Estamos a um passo de a carne suína acreana entrar na Bolívia e no mercado asiático, a partir de Hong Kong, e já exportamos para outros estados. Meu sonho é esse: ver o Acre se desenvolvendo, conservando seus recursos naturais, diversificando a base econômica”, disse o governador Tião Viana durante o encontro.

Hoje, somente Brasileia possui mais de 20 mil suínos em criação e a indústria Dom Porquito, a mais moderna do país, avança em negócios. O governo do Estado, por intermédio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), lutou anos pela certificação internacional, inclusive com a intensa atuação de seus ex-presidentes, Mamed Dankar e Jeferson Cogo.

O atual presidente do Idaf, Ronaldo Queiroz, servidor de carreira do instituto, relatou: “Há onze anos o Acre conquistava a certificação internacional de área livre da aftosa, e fui eu quem deixou nosso presidente no aeroporto para buscar o documento em Paris. Agora, eu próprio tive a honra de ir a Paris para buscar nossa certificação de zona livre da peste suína. Uma grande conquista de nossos técnicos que trabalharam por esse objetivo”.

Dom Porquito avança

Hoje existem cerca de 20 mil suínos sendo criados só nos galpões de Brasileia (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Hoje existem cerca de 20 mil suínos sendo criados só nos galpões de Brasileia (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Inaugurada em dezembro do ano passado, a Dom Porquito tem conquistado um grande espaço de forma rápida, abatendo mais de 200 suínos por dia. Hoje, o grupo, junto com a Acreaves, soma 600 empregos diretos, tornando-se o maior empregador de Brasileia e se preparando para a primeira exportação de suínos, a Bolívia, em cerca de 40 dias.

Paulo Santoyo, diretor-presidente da Dom Porquito, revela: “Essa certificação só vai nos fazer crescer, produzir mais e desenvolver o Acre. Há três anos isso aqui não passava de mato, hoje temos uma grande indústria. Há quatro anos ninguém criava suínos aqui, hoje temos 20 mil animais em campo. Estamos agora com o mesmo status que os maiores estados produtores do Brasil na suinocultura. Esse é o legado do Tião Viana para o Acre”.

Para Cícero Tenório, presidente da Cooperativa dos Produtores de Suínos do Alto Acre, com o certificado e a Dom Porquito vêm a segurança econômica. Só para região estão programados mais 100 galpões de engorda para este ano. “Hoje há produtor de suínos sorrindo à toa aqui. Com essa fábrica, que produz uma carne de primeira, e agora com este certificado, nossos produtores vão poder investir além do que já produzem atualmente”, conta Tenório.

Em visita ao Acre, a representante comercial da Bolívia, Amelyr Salazar, ficou impressionada com o que viu. “Estamos tentando chegar com essa carne suína ao mercado de Cobija, Riberalta [Bolívia] e Guajará-Mirim [Rondônia]. Queremos também uma parceria comercial com uma rede de supermercados em La Paz e Cochabamba, na Bolícia. A expectativa é muito boa. São três milhões de consumidores nessa área. Tem tudo para dar certo.”

O que disseram

“Foi uma luta árdua e longa até conquistarmos este certificado. Que agora, com essa conquista, nossos produtores e a Dom Porquito possam ir muito além.”
Lourival Marques, secretário de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar

“Este certificado tem uma importância gigantesca para a economia do Acre. Isso é resultado dos investimentos do governo do Estado, principalmente nas agroindústrias, e o povo do Alto Acre agradece ao Tião Viana.”
Leila Galvão, deputada estadual

“Estamos com capacidade de implantar mais 100 galpões de engorda de suínos aqui no Alto Acre, justamente porque temos uma indústria pronta. É emprego garantido e esperança para o desenvolvimento.”
Inácio Moreira, presidente da Agência de Negócios do Acre

“O Tião Viana tem sido um guerreiro na defesa do desenvolvimento do Acre. Estamos aqui onde é a rota da castanha, do frango e do suíno. Parabéns ao povo do Acre, por essa conquista.”
Perpétua Almeida, ex-deputada federal

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter