Governo constrói módulos sanitários para famílias de baixa renda em Marechal Thaumaturgo

Um dos investimentos que complementam as ações de saneamento integrado em Marechal Thaumaturgo feitas pelo governo do Acre é a construção de módulos sanitários para as famílias de baixa renda. Os serviços são realizados pelo Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) e consistem na construção de banheiro com pia, tanque de lavar roupas, lavatório, pia de cozinha, instalações de reservatório domiciliar de água e poço absorvente.

Essas estruturas sanitárias estão relacionadas ao uso racional da água e à destinação adequada na rede de esgoto do domicílio beneficiado. “Uma garantia de mais qualidade de vida e melhores condições de saúde para 50 famílias que foram selecionadas pelas equipes técnicas, que identificaram em seus inquéritos sanitários as necessidades de suas residências”, destacou o diretor-presidente do Depasa, Moisés Diniz.

Módulos sanitários estão sendo construídos em Marechal Thaumaturgo (Foto: Cedida)

No bairro Mutirão, especificamente na casa de Frandson Barros, um dos beneficiários, está sendo construído um módulo sanitário. Ele fala sobre a satisfação por ser um dos contemplados. “Fiquei muito contente com este benefício, pois nunca teria condições de fazer essas estruturas aqui na minha residência para fazer as coisas de casa e cuidar da nossa higiene. Estou na expectativa pela conclusão dos serviços e de receber água tratada na torneira de casa”, disse Barros.

Saneamento Integrado

No Programa de Saneamento Ambiental e Inclusão Socioeconômica do Acre (Proser), a gestão de Tião Viana realiza outras obras em Marechal Thaumaturgo, como a construção de novas redes e água e esgoto, drenagem e pavimentação, aplicando os recursos de R$ 23 milhões oriundos de uma parceria com o Banco Mundial. Porto Walter, Santa Rosa e Jordão também são contempladas com obras de saneamento integrado, num investimento total, entre as quatros cidades, de R$ 100 milhões.

Estado investe na construção de módulos sanitários para famílias de baixa renda dos municípios de difícil acesso (Foto: Sérgio Vale/Secom)

No quesito da coleta e destinação de lixo, estão sendo destinados a essas cidades caminhões, contêineres e lixeiras de coleta seletiva para atender as demandas iniciais da parte urbana.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter