Acordos bilaterais

Governo discute relações comerciais entre Acre e Peru

As relações comerciais entre o Acre e o Peru são bandeiras prioritárias defendidas pelo governo do Acre, como forma de fortalecer a economia local. E nesta terça-feira, 12, em Brasília, o governador Gladson Cameli se reuniu com o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e o secretário da Embaixada do Peru, Ivan Rodrigues, para dar celeridade aos trâmites dos acordos bilaterais.

Na ocasião, o chefe do estado citou a rota de importação da Ásia pelo Porto de Ilo, no Peru. O trajeto diminui em torno de 15 dias o tempo do transporte. Ressaltou também o potencial de exportação das carnes bovina, suína e do frango do Acre, para o país vizinho, por meio da rodovia Interoceânica.

“Tratamos do acordo bilateral entre o Brasil e o Peru, para que  possamos aquecer a nossa economia, exportando as nossas carnes, e o que mais interessar para as comunidades andinas. Em contrapartida, vamos importar os produtos peruanos para beneficiar também a nossa população”, explica o governador.

Na ocasião, o governador ressaltou ainda que vai tirar do papel o grande sonho do acreano, que é o de fortalecer a economia voltada para as relações com o Pacífico. “A ideia é aproveitarmos todo o potencial que tem os países asiáticos e andinos”, disse Gladson Cameli.

Governador Gladson Cameli com autoridades da embaixada peruana em Brasília e representantes de ministério (Foto: David Casseb/Secom)

Outro setor, que será fortalecido com os acordos entre os dois países é o turismo, em ambos os territórios. “Empresas da região Norte, já se mostraram interessadas em operar voos com as rotas – Manaus -Rio Branco -Puerto Maldonado, já no segundo semestre deste ano”, ressalta o governador.

O representante da embaixada peruana, Ivan Rodrigues, aproveitou o encontro para  pedir o apoio do ministro das relações exteriores e do governo acreano para a implantação do Gabinete Binacional no Acre, algo que atenderá aos interesses do Brasil e Peru.

Presidentes vêm ao Acre

Durante a reunião, o chefe do executivo acreano tratou ainda sobre sobre o encontro dos presidentes do Brasil, Jair Bolsonaro, e do Peru, Martín Vizcarra, que ocorrerá em maio, no Acre.

A reunião ocorreu no palácio do Itamaraty, na tarde desta terça-feira,12. Participaram do ato, o representante do Acre em Brasília, Ricardo França, e os deputados Flaviano Melo, Mara Rocha, Vanda Milane, Alan Rick e Jesus Sérgio. Além dos secretários de Estados Ribamar Trindade e Alysson Bestene.