Governo distribui alevinos a piscicultores dos 22 municípios acreanos

produção
Produtores de Tarauacá recebem doação de 3.900 alevinos do governo, por meio da Seaprof (foto cedida)

O governo do Acre continua fazendo fortes investimentos para o fortalecimento da piscicultura no estado. Um dos principais, realizados por meio da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), é a distribuição de alevinos para produtores rurais dos 22 municípios acreanos.

A intenção da secretaria é atender 13 produtores por município, o que corresponde a 286 criadores de peixes. A entrega de alevinos já foi realizada na Vila do V, sede do município de Porto Acre e Tarauacá. Cada produtor recebe, sem custo algum, 3.900 alevinos, além de ração suficiente para um mês de alimentação dos peixes.

ass
Equipe da Seaprof cadastra produtores familiares que irão receber do governo alevinos e ração (foto cedida)

Na próxima semana, uma equipe da Seaprof deve proceder à entrega nos municípios de Feijó e Tarauacá. No total, devem ser distribuídos em todo o estado 85,5 mil alevinos e mais de 300 sacas de ração. “Nosso objetivo é ajudar produtores familiares a dar o primeiro passo na criação de peixes. A gente sabe que essa fase inicial é sempre a mais difícil”, afirma Cledir da Silva, chefe da piscicultura na Seaprof.

Outro investimento na cadeia produtiva é a recuperação e construção de açudes. A Seaprof já reformou 45 açudes em Tarauacá, sete em Bujari e 12 em Rio Branco. Outros 33 novos açudes foram construídos em Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Mâncio Lima e Feijó.

“O governo continua atuando forte para fortalecer a piscicultura no Acre. Esses investimentos contemplam os produtores familiares que demonstram aptidão para trabalhar com a criação de peixes. Com a construção dos açudes e a distribuição dos alevinos, vamos ampliar o número de piscicultores no estado”, destaca Diogo Sobreira, coordenador das cadeias produtivas na Seaprof.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter