Governo do Acre e Incra assinam protocolos de parceria técnica

assinatura1_900.jpg

Governador Binho Marques e presidente do Incra, Rolf Hacbart, assinam protocolo de cooperação técnica para dar início ao licenciamento ambiental dos assentamentos do Acre (Foto: Gleilson Miranda)

Um grande passo para a regularização ambiental dos assentamentos agroextrativistas e florestais do Estado foi dado na manhã desta sexta-feira, 9, com a assinatura dos protocolos de parceria entre o Governo do Estado e o Incra. O termo de cooperação vai permitir a realização de vistorias técnicas e diagnósticos para dar início ao processo de licenciamento ambiental das áreas. Estima-se que em torno de 80 mil famílias residam nos 118 assentamentos localizados em todo o Estado. O objetivo do Incra e do Governo do Acre é licenciar cem por cento dos assentamentos até 2010.

 

O presidente do Incra, Rolf Hacbart, afirmou durante a cerimônia de assinatura do protocolo que tem certeza da capacidade do Estado em atingir a meta. "O mundo está de olho no Acre, o país está de olho no Acre porque possui o bioma mais importante da Amazônia e o Estado já está dando esta resposta com a iniciativa de organizar a produção e fazer o ordenamento fundiário, estimular o manejo com renda".

Por meio da parceria, será possível promover ações de educação, saúde e a regularização do passivo ambiental. "Este compromisso, firmado com o Incra, vai permitir desenvolver muito mais ações de inclusão social, que é o que mais me encanta. O Acre tem sido criativo e dado as respostas no tempo certo", disse o governador Binho Marques, destacando o trabalho coletivo elaborado por parlamentares, equipe de governo e organizações sociais na concretização do projeto de promover o desenvolvimento dos assentamentos no Estado. Secretaria de Meio Ambiente, Iteracre, Imac e Incra vão agrupar as informações sobre os assentamentos e que vão servir de referência para todos os trabalhos que serão desenvolvidos ao longo dos próximos três anos para efetivar a regularização ambiental das áreas.