Governo do Estado homenageia o Herói Nacional Plácido de Castro

Programação envolve lançamento de Selo e Carimbo dos Correios, exposição, ciclo de palestras, abertura do Parque Plácido de Castro e outras atividades

plcido_10.jpg

Coronel Plácido de Castro após a Revolução Acreana. Foto original em exibição ao público no Memorial dos Autoniomistas (Foto de Acervo Digital do Patrimonio Histórico)

exercito_placido.jpg

Movimentação de piquete revolucionário comandado pelo Coronel Plácido de Castro (a cavalo), em  1902 (Foto de Acervo Digital do Patrimonio Histórico)

plcido02_cpia.jpg

Estado Maior do Exército Revolucionário Acreano após a vitória final de Porto Acre, em 24 de janeiro de 1903. Plácido de Castro sentado ao centro (Foto de Acervo Digital do Patrimonio Histórico)

Para homenagear Plácido de Castro, o Governo do Estado do Acre realiza uma programação com atividades que acontecerão até o final deste mês, no ano do centenário de sua morte (1908-2008). A programação que teve inicio com a instalação Sangue de Heróis, montada na Expoacre, prossegue nesta quarta-feira, 6, com o lançamento de Selo e Carimbo dos Correios, alusivos ao Centenário, e a Abertura da Exposição Plácido de Castro, às 17h30, no Memorial dos Autonomistas.

“A programação se destina a homenagear os feitos deste homem e, na pessoa dele, os feitos de todos os acreanos, homens comuns que, direta ou indiretamente contribuíram para a liberdade e integração do território do Acre à nação brasileira”, explica Daniel Zen, presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour.

A exposição, que reúne peças do acervo do Museu de São Gabriel, cidade onde nasceu Plácido de Castro, retrata três fases da vida do líder da Revolução Acreana, herói do Acre e do Brasil: formação, revolução e autonomia. Painéis, instalação, peças e elementos irão compor o espaço de memória que representa o movimento autonomista no Acre, do qual Plácido é considerado um de seus maiores defensores.

O herói brasileiro José Plácido de Castro, entronizado no Panteão da Pátria e da Liberdade, nasceu em São Gabriel , no Rio Grande do Sul, em 12 de dezembro de 1873. O Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves é o monumento na Praça dos Três Poderes, em Brasília, que abriga o Livro dos Heróis, criado em 1989 para homenagear personalidades consideradas heróis nacionais.

As atividades continuam no próximo dia 11, a partir das 8 horas, com a formatura no 4º Batalhão de Infantaria de Selva – Batalhão Plácido de Castro, a Criação do Parque Municipal Plácido de Castro (17h) e Outorga de Medalhas Alusivas ao Centenário (17h30), no Palácio Rio Branco.  

Para debater a vida e os feitos de Plácido de Castro, um dos responsáveis pela liberdade e pela integração do território do Acre à nação brasileira, a programação conta com um Ciclo de Palestras. Dois importantes temas compõem o Ciclo: As peças do processo judiciário sobre a morte de Plácido de Castro, que será proferida pelo desembargador Arquilau de Castro Melo, no dia 19, às 19 horas, na Biblioteca da Floresta; e no dia 21, Plácido de Castro, o homem e o mito, proferida pelo professor doutor Valdir Calixto. 

Com largada do Pavilhão da Gameleira acontece no dia 24, a partir das 8 horas, o cross-country de mountain bike. Os participantes percorrerão o trajeto com chegada ao Igarapé Distração, local da emboscada a Plácido de Castro, que aconteceu no dia 9 de agosto de 1908.

Para finalizar a programação acontece no dia 30, a partir das 16h30, a abertura do Parque Plácido de Castro, área localizada no antigo Seringal Benfica, com a encenação de trecho da Ópera Aquiry, sob a regência do maestro Mário Brasil, reedição do livro Navegação do Rio Acre, de José Plácido de Castro e a Musealização do Parque Plácido de Castro com esculturas de Christina Motta. As peças da escultora paulista já são conhecidas entre os acreanos: a escultura de Chico Mendes, erguida na Praça dos Povos da Floresta, o poeta Juvenal Antunes, no calçadão da Gameleira, e as três figuras populares que se localizam no Novo Mercado Velho

{xtypo_rounded2} PROGRAMAÇÃO

26/07 a 03/08
18h

. Instalação "Sangue de Heróis"

Local: Parque de Exposições


6/08 – Quarta-feira
17h30

. Lançamento de Selo e Carimbo dos Correios, alusivo ao Centenário
. Abertura da Exposição "Plácido de Castro – Centenário de Morte"

Local: Memorial dos Autonomistas


11/08 – Segunda-feira 
07h30

. Formatura no 4º Batalhão de Infantaria de Selva Plácido de Castro

Local: 4º BIS

17h

. Criação do Parque Municipal Plácido de Castro

17h30

. Outorga de Medalhas Alusivas ao Centenário

Local:
Palácio Rio Branco


19/08 – Terça-feira
19h

. Ciclo de Palestras: As peças do processo judiciário sobre a morte de Plácido de Castro – Desembargador Arquilau de Castro Melo

Local: Biblioteca da Floresta


21/08 – Quinta-feira
19h

. Ciclo de Palestras: Plácido de Castro, o homem e o mito – Prof. Dr. Valdir Calixto

Local: Biblioteca da Floresta


24/08 – Domingo
08h

. Cross-Country de Mountain Bike – Largada no Pavilhão da Gameleira e Chegada no Igarapé Distração

Local: Pavilhão da Gameleira


28/08 – Quinta-feira
19h

. Ciclo de Palestra: Mesa Redonda

Local: Biblioteca da Floresta


30/08 – Sábado
16h30

. Abertura do Parque Plácido de Castro
. Encenação de Trecho da Ópera Aquiry
. Reedição do Livro "Navegação do Rio Acre", de José Plácido de Castro
. Musealização do Parque Plácido de Castro com esculturas de Christina Motta

Local: Lápide / Igarapé Distração
{/xtypo_rounded2} 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest