Nova sede da Defensoria Pública oferece serviço de qualidade ao cidadão

A Constituição Federal Brasileira garante que todo cidadão tem direito a assistência jurídica gratuita. Nesse sentido, o governo do Acre busca ofertar um melhor atendimento ao público com a entrega da nova sede da Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC), que conta com melhores instalações e procedimentos mais humanizados.

Nova sede busca ofertar serviço de qualidade ao cidadão (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

Em 2017, a Defensoria Pública foi considerada o órgão mais importante para os brasileiros, conforme Pesquisa realizada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

A estudante Marcilene de Souza é uma dessas pessoas. Ela foi buscar serviços jurídicos na nova sede da DPE/AC e se surpreendeu com o atendimento prestado. “O atendimento está bem melhor, agora não precisamos madrugar para garantir atendimento”, disse.

Avanços e melhorias

De acordo com a defensora-geral Roberta Paula Caminha, durante o período de recesso forense foram feitas capacitações com os servidores visando aperfeiçoar o atendimento.

“Nosso objetivo é deixar mais humanizado e com maior eficácia o atendimento à população, pois realizamos a implantação do novo sistema de senhas eletrônicas para evitar tumultos”, explicou Caminha, ressaltando que o novo sistema permite que seja verificada em tempo real a quantidade de pessoas que estão sendo atendidas e o tempo de atendimento de cada servidor.

O novo sistema de senhas eletrônicas permite que seja verificada em tempo real a quantidade de pessoas que estão sendo atendidas e o tempo de atendimento de cada servidor (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

A nova estrutura possui uma recepção onde os assistidos são encaminhados para a sala de espera com capacidade para cinquenta pessoas, com catorze guichês de atendimento que são feitos por servidores, assessores jurídicos e estagiários coordenados por um defensor público.

Para os pais que levarem seus filhos, a instituição conta com o espaço criado especialmente para elas, “a brinquedoteca”, que possui acompanhamento especializado de uma psicopedagoga, em um ambiente lúdico, com brinquedos.

Novo prédio tem também briquedoteca para pais que buscarem serviços com seus filhos (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

A servidora Maria Amélia da Costa elogia os serviços ofertados ao público e diz que as novas instalações são bem aceitas pelos usuários e que se sente mais inspirada para realizar seu trabalho.

Outra conquista que a defensora-geral Roberta Paula Caminha salientou foi a realização do concurso público para defensor, que contratou quinze defensores para que em 2018 possa viabilizar o trabalho da DPE/AC no interior do estado.

A defensora-geral ressalta que todas essas transformações têm como objetivo elevar a instituição como a mentora dos necessitados no Estado do Acre.

Além da sede, o órgão possui quatro núcleos de atendimento para facilitar o acesso do público.

Saiba onde funcionam os núcleos:

Além da sede, o órgão possui quatro núcleos de atendimento para facilitar o acesso ao público, uma delas, é na OCA (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

– Universidade Federal do Acre (Ufac), bloco de Direito, núcleo de práticas jurídicas, com atendimentos iniciais cíveis;

– Faculdade da Amazônia Ocidental (FAAO), segundo piso, núcleo de práticas jurídicas, com atendimentos iniciais cíveis;

– Núcleo Sobral, localizado na Secretária Municipal de Articulação Comunitária e Social (Semacs), próximo a UPA e Restaurante Popular no bairro Sobral, com atendimentos iniciais cíveis;

– Central de Alimentos, localizada na OCA, Praça Rosa.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter