Governo e Agência de Cooperação Alemã definem plano de trabalho

Representantes da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e dos Institutos do Meio Ambiente (Imac) e de Terras do Acre (Iteracre) participaram de uma videoconferência com membros da Agência Pública de Cooperação Alemã GIZ no Brasil, no início da tarde desta quinta-feira, 31. A reunião serviu para que os novos gestores apresentem as demandas e conheçam o trabalho na área de políticas ambientais desenvolvido em parceria com a Agência.

“Reunimos técnicos da equipe de governo e da GIZ para fazermos um alinhamento das informações e do plano de trabalho para dar continuidade aos projetos nas áreas de regularização ambiental e fundiária”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Israel Milani.

 

Gestores se reuniram para alinhar o plano de trabalho (Foto: Marcos Vicentti/Secom)

A parceria entre o governo do Estado e a GIZ no desenvolvimento de políticas ambientais teve início em 1996 com o Programa Piloto para Proteção das Florestas Brasileiras. O apoio consiste em capacitar técnicos, atuar no planejamento das ações e na disponibilização de consultores. “O objetivo da reunião é esclarecer o papel da GIZ e delinear em conjunto com os participantes o foco e as prioridades para nossa atuação do estado”, destacou a assessora técnica dos Projetos de Regularização Ambiental e Fundiária da GIZ, Alcione Costa.

Na atual gestão o trabalho da Sema o do Imac será integrado do ponto de vista operacional. Nesta semana, o secretário de Meio Ambiente anunciou a unificação espacial dos serviços de atendimento e também a criação do Centro Integrado de Geoprocessamento das instituições. Neste sentido, a GIZ dará suporte para a definição de procedimentos para dar celeridade à política de regularização ambiental e fundiária.

Uma das questões tratadas durante o encontro foi a parceria para a contratação de consultores que irão atuar em conjunto com o governo para organizar o fluxo das atividades da Sema, do Imac e do Iteracre, como por exemplo, o andamento de processos de licenciamento.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter