Governo e Banco da América Latina buscam parceria pelo desenvolvimento

: Tião Viana e o diretor-presidente da CAF no Brasil, Victor Rico, discutiram a possibilidade de operações de crédito no setor produtivo do estado (Foto: Sérgio Vale/Secom)
: Tião Viana e o diretor-presidente da CAF no Brasil, Victor Rico, discutiram a possibilidade de operações de crédito no setor produtivo do estado (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Tião Viana e parte de sua equipe de governo receberam nesta terça-feira, 3, a visita do diretor-presidente do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) no Brasil, Victor Rico, acompanhado do executivo sênior, José Rafael Neto.

O objetivo do encontro é estreitar as relações entre governo e instituição, para que no futuro seja possível que o CAF abra linhas de crédito destinadas aos projetos de desenvolvimento das cadeias produtivas do Acre.

“Estamos aqui num momento chave de desenvolvimento de nossas cadeias produtivas para impulsionar a economia do Acre. E o CAF representa para a gente esse apoio na ampliação do desenvolvimento sustentável”, disse o governador Tião Viana.

O governador realizou uma apresentação focando nos avanços econômicos do estado por meio de parcerias público-privada-comunitárias.

Foram mostrados dados e estimativas sobre o complexo de piscicultura Peixes da Amazônia, o mais moderno do Brasil; o frigorífico Dom Porquito, que começa suas exportações este mês; a pecuária acreana, com capacidade de criar até 10 animais por hectare; a indústria madeireira Agrocortex; e a expansão da produção de milho, açaí e mel.

Pela primeira vez no Acre, o presidente da CAF no Brasil, Victor Rico, gostou do que viu e já sinalizou a vinda de uma equipe técnica do banco para fazer uma análise completa dos projetos de desenvolvimento econômico, e assim liberar linhas de crédito.

“Estamos aqui para pensar e já trabalhar em como será a atuação dessa operação de crédito no Acre. Gostamos bastante do que vimos, vocês estão mudando o Acre. Agora faremos nossas avaliações e podemos já dar respostas concretas em breve”, conta Rico.