Governo e Bonal comemoram reativação da indústria de palmitos

Os governos federal e estadual cumprem compromisso com a comunidade da Bonal (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Governos federal e estadual cumprem compromisso com a comunidade da Bonal (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Na véspera do Dia do Trabalhador, comemorado neste domingo, 1 de maio, a comunidade do Projeto de Desenvolvimento Sustentável da Bonal (PDS), em Senador Guiomard, e o governador Tião Viana comemoraram a reativação da indústria de palmitos.

Na manhã deste sábado, 30, na Escola Bom Destino, à beira do ramal recém-beneficiado, governo e comunidade firmaram com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) o investimento de R$ 1,4 milhão para que a indústria volte a funcionar.

O empreendimento começou na década de 1990, dois anos depois de Raimundo Alves, presidente da Cooperativa Agroextrativista Bom Destino, chegar ao Assentamento.

As duas histórias marcam os desafios do trabalho e o desenvolvimento no Acre. Alves nasceu em Sena Madureira, trabalhou como professor com o padre Paolino e depois como comerciante nos rios do local. Com o declínio do trabalho, encontrou na Bonal uma oportunidade de crescer junto dos companheiros.

Investimentos garantem cidadania e renda para a comunidade rural (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Investimentos garantem cidadania e renda para a comunidade rural (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Assim como o trabalhador, a indústria passou por instabilidade, e agora entra no desafio da modernidade: produzir com qualidade, boa rentabilidade e responsabilidade ambiental. Afinal, o PDS, com mais de dez mil hectares, tem 90% de sua cobertura florestal preservada.

Criado em 2005, o PDS Bonal tem uma produção forte também na extração do látex, que é enviado para a fábrica de preservativos Natex, de Xapuri.

Aliando o trabalho comunitário, a indústria produzia de três a quatro mil potes de palmito de pupunha por dia. Trinta pessoas trabalhavam diariamente e quase todas as 208 famílias forneciam a iguaria.

Alves relembra os números e espera que agora a retomada seja ainda maior: “Esse é o primeiro passo para reerguer esse projeto, com o apoio dos governos federal e estadual. Hoje é uma festa poder ver essa nova fase da indústria. A gente estava com a produção parada, vendendo o palmito terceirizado e perdendo muito dinheiro. Com a produção sendo aqui, agregando valor, o resultado vai ser muito melhor”.

Com o investimento do Incra e a parceria do governo do Estado, a comunidade segue rumo a um ambiente de prosperidade. “Esse dia é de pura felicidade. Nós temos no país um projeto de desenvolvimento, e sem união não vamos muito longe. Queremos ver essas crianças como futuras donas de seus lotes na comunidade. Com a assinatura desta ordem de serviço para a revitalização da indústria, os trabalhos já começam na segunda-feira [2]”, afirma Márcio Alércio, superintende do Incra no Acre.

Comunidade e governo

“A abertura dos quase 30 quilômetros de ramal vai facilitar o escoamento da produção. Junto com a reativação da indústria, vai incentivar os trabalhadores rurais a voltar a produzir, fortalecendo e motivando a comunidade”, diz Glenilson Figueiredo, titular da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar do Estado (Seaprof)

No evento, foi celebrada ainda a entrega de 12 quilômetros de melhoramento do ramal, kits com blusa e computadores para a escola – entre as quinze melhores do estado -, apoio para crédito rural, anúncio de investimentos em pequenos negócios, como costura e corte de cabelo, além da entrega de um trator, por meio da Seaprof.

“Isso é construir um ambiente de libertação econômica para as famílias da Bonal. A gente conseguiu avançar muito em quinze anos. O caminho é o trabalho. Se estivermos de mãos dadas, vamos ver todos esses trabalhadores vencer. Estamos avançando na construção da cidadania”, afirma o governador Tião Viana.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter