Governo e Embrapa firmam parceria que beneficia suinocultura e avicultura

Um Termo de Cooperação Técnica que deve ser firmado entre a Embrapa e o governo (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Um Termo de Cooperação Técnica que deve ser firmado entre a Embrapa e o governo (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O governador Tião Viana se reuniu na Casa Civil, nesta quarta-feira, 18, com os representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de Santa Catarina, Rodrigo Silveira e Gustavo Lima, especialistas em suinocultura e avicultura. Na ocasião, uma parceria foi firmada para transferência de tecnologia e conhecimento para a melhoria do sistema de produção de porcos e aves, na região do Alto Acre.

Participaram da agenda, representantes da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Acre (Emater). A parceria inclui um Termo de Cooperação Técnica que deve ser firmado entre a Embrapa e o governo, por meio de órgãos como Idaf, Emater, Seaprof, Seap e Imac, dentro de 30 dias.

“Com a transferência de tecnologia podemos melhorar o processo, tanto na nutrição quanto no sistema produtivo, de maneira que possamos gerar mais renda e oportunidade para as pessoas”, explica Idésio Franke, presidente da Emater.

Gustavo Lima explica que vieram ao Acre para conhecer o projeto de suinocultura que vem sendo desenvolvido, e ficaram impressionados, especialmente com o cuidado ambiental.

“Devemos avançar em um protocolo entre o governo e a nossa instituição com o apoio da Embrapa Acre, de forma que a gente possa implementar treinamentos  e uma forma mais direta de articulação para que possamos auxiliar no desenvolvimento da suinocultura aqui no Estado”, informou o especialista.

O gestor da Seaprof, Glenilson Figueiredo, falou sobre os benefícios da parceria. “Nessa parceria será inserida a capacitação dos nossos técnicos. Nosso objetivo é fortalecer cada vez mais a cadeia do suíno”, explicou o gestor.

Rodrigo Silveira disse que o Acre desenvolve um modelo diferenciado de produção, o qual conta com a participação do governo que apoia os produtores e a agroindústria. “Nós temos uma experiência muito grande com a avicultura e a suinocultura. O Acre tem um potencial bastante grande de produção que alia as partes de produção animal com a produção agropecuária, uma das maneiras sustentáveis mais inteligentes de produção de suínos”, conclui Silveira

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter