Governo e Ifac assinam termo de cooperação

(Foto: Diego Gurgel/Secom)
Parceria entre o governo e Ifac fornecerá dados na área de economia, serviços e turismo (Foto: Diego Gurgel/Secom)

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer (Setul) e da Secretaria de Agropecuária (Seap), e o Instituto Federal do Acre (Ifac) assinaram na manhã desta quinta-feira, 28, um termo de cooperação. A solenidade foi realizada no estande da universidade no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco.

(Foto: Diego Gurgel/Secom )
Parceria já vem sendo executada na prática há cerca de dois anos (Foto: Diego Gurgel/Secom )

O documento tem como objetivo institucionalizar as ações feitas em parceria entre os órgãos, além de realizar pesquisas de mercado e coleta de dados na área de economia, serviços e turismo, e produção de trabalhos científicos.

A reitora do Ifac, Rosana Cavalcante, explica que a parceria já está em prática há algum tempo, e a assinatura só formalizou o procedimento. “É uma segurança importante para a instituição, além de ser um retorno para os nossos alunos. Colocaremos nossas aulas em prática e somaremos esforços, fornecendo os dados que coletamos para serem utilizados nas secretarias”, explica.

De acordo com a gestora da Setul, Rachel Moreira, o turismo é uma cadeia produtiva que gera emprego e renda e não pode mais ser trabalhada de forma experimental. Por isso, a parceria é importante para que se tenha subsídios sobre o setor no estado.

“A academia tem a capacidade de pensar, desenvolver pesquisar e gerar conhecimentos científicos necessários para as ações do turismo. Com esse trabalho em conjunto, poderemos ter materiais suficientes para fornecer à iniciativa privada, responsável por fomentar o setor no estado”, destaca.

(Foto: Diego Gurgel/Secom)
Na área agropecuária, os alunos poderão ter aulas práticas ao longo do ano no espaço da Fazendinha do Parque de Exposições (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Agropecuária

Na área agropecuária, os estudantes do Ifac poderão ter aulas práticas na Fazendinha do Parque de Exposições, além de troca de conhecimentos com os profissionais da área. Pesquisas feitas pela instituição no setor de inovação e tecnologia também serão disponibilizadas para a Seap.

“Esse alinhamento institucional é fundamental para o sucesso do setor produtivo que o governador Tião Viana tanto cita. A produção rendeu até o momento R$ 1,5 bilhão, e queremos que esse número se multiplique para 3, 4 ou 5 bilhões futuramente. Por isso, ter parcerias com instituições é importante para a concretização desse trabalho”, ressalta o secretário de Estado de Agropecuária, Carlos José Reis.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter