Governo e parceiros entregam premiação aos vencedores do Hackathon Smart Cities

Grupo vencedor do Hackathon ganhou cinco bolsas de pós-graduação na Uninorte (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sect), a Prefeitura de Rio Branco, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Uninorte realizaram na noite de segunda-feira, 4, a entrega das premiações aos vencedores do Hackathon Smart Cities, promovido em julho deste ano, durante a Expoacre 2017.

Na oportunidade, ainda houve um bate-papo sobre a evolução do ecossistema de inovação. “Pudemos falar aos estudantes o que o governo e as instituições parceiras estão fazendo na área de tecnologia e inovação, apontando as possibilidades oferecidas ao longo dos últimos anos com os Hackathons e Startup Weekends, e também contar sobre as possibilidades que terão daqui pra frente”, disse a gestora da Sect, Renata Souza.

No Hackathon Smart Cities, participaram cerca de 50 programadores, dividos entre designers, desenvolvedores e negociadores. Entre as premiações, estava um mês de hospedagem no coworking Casa Urbana, dinheiro e cinco bolsas de pós-graduação na Uninorte para os primeiros colocados. “O Acre é uma terra de oportunidades, e nós acreditamos nisso. Por isso, somos parceiros e investimos nessa iniciativa”, ressaltou a diretora comercial da Uninorte, Indira Kitamura.

Com um conceito que se define pelo uso da tecnologia para melhorar a infraestrutura urbana e tornar os centros urbanos mais eficientes e melhores de se viver, o smart cities chegou ao Acre e fez dele o primeiro estado da Amazônia a receber a iniciativa. “A ideia é que sempre possamos ter oportunidades para que novas ideias surjam. Por isso, a importância dessa união entre governo, prefeitura acadêmia e iniciativa privada”, afirma a diretora técnica do Sebrae, Cídia Gomes.

A vice-prefeita de Rio Branco, Socorro Neri, também esteve presente na solenidade e apontou as iniciativas que a gestão municipal fez em parceria com demais instituições: “Temos a compreensão que a área da inovação tecnológica se coloca como uma grande possibilidade de desenvolvimento econômico de trabalho e de renda para nossa cidade. Por isso, a partir dos hackathons, outras ações já estão em execução”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter