Quero Ler

Governo e prefeitura de Brasileia assinam pacto contra analfabetismo

O governo está investindo esse ano R$15 milhões em bolsas no Quero Ler (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Com a meta de ser o primeiro município do Acre a zerar o analfabetismo, o governo do Estado e a prefeitura de Brasileia assinaram na sexta-feira, 26, uma parceria por meio do programa estadual Quero Ler.

“Brasileia topou o desafio e vai trabalhar incansavelmente para zerar esse índice e dar uma nova oportunidade para nossa população”, afirmou a prefeita Fernanda Hassem.

A nova etapa do programa no município será a busca ativa em todas as instituições sociais daqueles que ainda faltam alfabetizar, podendo haver o ensino em domicílio se for necessário.

Em todo o estado, 35 mil pessoas já tiveram um novo olhar sobre a leitura ao participarem do Quero Ler. O governador Tião Viana anunciou que esse dado chegará a 39 mil pessoas e o investimento de R$ 15 milhões em bolsas no programa.

O senador Jorge Viana, presente na solenidade fez questão de ressaltar a importância dessa ação para o desenvolvimento do estado. “Esse programa botou o Acre na disputa pelo melhor índice de educação e desenvolvimento, dando dignidade para nossa população”, afirmou.

A solenidade contou ainda com a presença do secretário de Juventude Weverton Matias e dos deputados estaduais Lourival Marques e Leila Galvão, que reforçaram o apoio por meio de emendas para o programa.

Quando o programa começou em 2016, o Acre tinha 13,4℅ de índice de analfabetismo, a expectativa que esse ano já alcance cerca de 6℅. “Brasileia nos dará um belo presente de natal ao chegar dezembro e anunciar que zerou o analfabetismo no município”, afirmou Tião Viana.

Cada etapa do programa tem duração de cinco meses, com três horas-aula por dia. A partir daí, o aluno está capacitado para dar continuidade aos estudos. O aluno sai com o domínio da escrita e da leitura, pronto para ingressar na EJA [Educação de Jovens e Adultos].