Governo e Prefeitura de Mâncio Lima assinam cooperação para combater malária

Para fortalecer as ações de combate à malária e à dengue, o governo do Estado assinou na manhã deste sábado, 28 um Termo de Cooperação Técnica com a Prefeitura de Mâncio Lima. O município da região do Vale do Juruá registra, somente neste mês, 970 casos de malária, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).

Termo prevê aporte do Estado e apoio ao município com veículos, combustível e capacitações (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)

“Estamos preocupados com essa questão da malária e secundariamente da dengue. Governo e prefeitura estão unindo esforços para que as ações de combate à malária sejam intensificadas. Além de um plano de ações específico elaborado pela equipe estadual e municipal”, disse o secretário adjunto de Atenção à Saúde da Sesacre, Ráicri Barros.

A expectativa, segundo Ráicri Barros, é que com a intensificação das ações de combate, a região registre redução de 20% nas notificações de malária ainda no primeiro semestre de 2017. “O governo está encampando a parte de manutenção de veículos, combustível e capacitações. O Estado está com uma verdadeira força-tarefa para somar esforços com os municípios do Juruá”, destacou o secretário de Atenção à Saúde.

Representando a governadora Nazareth Araújo, a assessora Especial do gabinete civil, Suely Melo, frisou que a gestão estadual atendeu a uma solicitação do município e do deputado estadual Jonas Limas, diante do crescimento alarmante de casos de malária na região.

Suely Melo fez chamamento para que população seja parceira no combate aos vetores da malária e dengue (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)

“Há uma vontade de fazer por parte da prefeitura e isso facilita bastante. Estamos atuando em Mâncio Lima com uma equipe da Sesacre que está dando suporte técnico, disponibilizando condições para a prefeitura combater as duas doenças epidêmicas que estão assolando essa região”, observou a assessora.

Apoio estadual chega num momento fundamental para o município (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)

Suely Melo enfatizou que a população tem que ser aliada da gestão para evitar que a situação se agrave ainda mais. “Essa responsabilidade é dividida. O combate de endemias só pode ser feito se nós tivermos a parceria da população com o poder Legislativo, governo estadual, federal e municipal”, disse Melo.

Força-tarefa para o combate

Para o prefeito de Mâncio Lima, Isaac Lima, o apoio estadual chega num momento fundamental para o município. “Com essa ajuda do governo, vamos poder combater a doença. Nesses primeiro 28 dias do ano já passamos dos 900 casos, sendo quase uma epidemia na região. Com essa ajuda vamos atuar com dedicação”, afirmou Isaac Lima.

Jonas Lima, deputado estadual, reafirmou que seguirá atuando por melhorias para a região e agradeceu a sensibilidade do governador Tião Viana e de sua equipe para reverter à situação registrada atualmente em Mâncio Lima. “A prefeitura não tem recursos, se não fosse essa intervenção do Estado, não poderíamos atuar nessa situação. Agora, precisamos trabalhar para mudar o cenário atual e, assim, reduzir o número de casos da doença”, finalizou o parlamentar.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter