Governo e prefeitura lançam programação do Carnaval nos Bairros 2018

Ao todo, 14 localidades receberão atividades carnavalescas entre os dias 9 e 13 deste mês (Foto: Angela Peres/Secom)

Festa animada e segura em diversos pontos de Rio Branco. É com essa proposta que a prefeitura da capital e o governo do Estado, por meio das Fundações Garibaldi Brasil  (FGB) e Elias Mansour (FEM), respectivamente, lançaram nesta quarta-feira, 7, no Centro Cultural Lydia Hammes, a programação do Tem Folia na Cidade – Carnaval nos Bairros 2018.

Ao todo, 14 localidades receberão atividades carnavalescas entre os dias 9 e 13 de fevereiro. São elas: Conjunto Esperança, Cadeia Velha, Aeroporto Velho, Base, Vila Ivonete, Manoel Julião, Tancredo Neves, Cidade do Povo, Alto Alegre, Mascarenhas de Moraes, Tucumã, Universitário e Vila Nova.

“Acreditamos que será um Carnaval de muita alegria, paz e tranquilidade. O formato que está sendo feito tem dado certo, pois é uma festa descentralizada, em bairros da cidade, com diversas expressões. E o mais importante: é um Carnaval que fazemos junto com a população, com eles empoderados, atuando junto com o poder público para realizar a folia”, destaca o presidente da FGB, Sérgio de Carvalho.

Ainda dentro da programação, haverá a escolha da Rainha do Carnaval, Rei Trans, Rainha Gay e Rei Momo. O evento será promovido na sexta-feira, 9, a partir das 19 horas, no Calçadão da Gameleira.

Já no último dia de folia, os blocos de carnaval Saúde e Prevenção no Barão (SPB), Unidos do Fuxico, Sem Limite, Sambase e 6 é D+ desfilam pela Rua Epaminondas Jácome até o Novo Mercado Velho. A concentração será a partir das 19h.

“Essa festa demonstra a alegria e a genuinidade do povo brasileiro, e vemos com bons olhos os bairros tomando as rédeas e realizando suas festas, pois quem protagoniza tudo isso é a sociedade. É importante ressaltar que quando vemos esses jovens envolvidos nas atividades culturais, dificilmente eles estarão se debandando para outras situações não tão saudáveis como é a educação e a cultura na vida das pessoas”, aponta a diretora-presidente da FEM, Karla Martins.

Para acompanhar a programação de forma mais fácil e com agilidade, a prefeitura também lançou o aplicativo “Carnaval RB” e está disponível gratuitamente no Google Play e Apple Store.

Transporte, trânsito e segurança

O serviço de transporte público funcionara com reforço. O aumento da frota será de 70%, e todas as linhas funcionarão até às 23 horas. Caso haja necessidade, serão utilizados ônibus reserva para atender a demanda nos dias de folia. As ruas onde as festas serão promovidas ficarão interditadas uma hora antes do início da folia.

Já no trânsito, as ações educativas e de fiscalização mobilizam todos os agentes do município. As equipes trabalharão durante os três turnos. Educadores de trânsito também estarão nas ruas com blitzen educativas.

A segurança ficará de responsabilidade do governo do Estado, com coordenação pela Polícia Militar e Secretaria de Segurança Pública. Todos os locais com folia terão a presença ostensiva do policiamento.

Confira a programação completa

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest