Gestão participativa

Governo e produtores discutem avanços e desafios no Complexo de Florestas do Gregório

Os resultados da política de desenvolvimento sustentável, executada pelo governo do Acre, são reflexos de uma gestão participativa e integrada entre o Estado e os comunitários. Nesta terça-feira, 6, a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) reuniu todos os presidentes das associações e cooperativa, que compõem o Complexo Estadual de Florestas do Gregório para discutir avanços, desafios e reafirmar parcerias.

O encontro, promovido na Unidade de Gestão Ambiental Integrada (Ugai) do Liberdade, em Cruzeiro do Sul, contou com a presença das 14 lideranças comunitárias, do secretário de Meio Ambiente, Edegard de Deus, do diretor de Floresta, Marky Brito, do gerente regional da Sema, Isaac Ibernon, do comandante do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), tenente-coronelAntônio Teles.

A Sema garantiu ainda a realização do Copão Comunitário 2018 (Foto: Maria Meirelles/Secom)

Desde 2011, durante o governo de Tião Viana, R$ 38,8 milhões já foram investidos na região, beneficiando quase quatro mil famílias de produtores, extrativistas e indígenas. O recurso tem impulsionado o crescimento de uma economia diversificada, ao mesmo tempo em que promove a redução do desmatamento ilegal – em 2017, o Acre reduziu 34% do seu desmate (Inpe 2017).

“Esse encontro foi muito importante porque permitiu que nós fizéssemos uma boa avaliação das ações em 2017 e um planejamento para este ano. Discutimos a necessidade de reativar o Conselho Consultivo do Complexo de Florestas, tratamos detalhes sobre as ações de regularização fundiária, bem como questões sobre segurança pública, educação, saúde, esporte e produção sustentável”, pontuou o secretário de Estado, Edegard de Deus.

Responsável pela gestão do Complexo de Florestas, a Sema tem articulado a implementação e consolidação de políticas públicas na região, tanto da área ambiental, como socioprodutiva. A instituição assegurou a promoção da quarta edição do Copão da Floresta, campeonato de futebol, neste ano. O evento, que reúne jovens e adultos, mobiliza as comunidades e é sucesso de público durante os jogos.

Segundo o presidente da Associação São Francisco de Assis do Rio Liberdade, Cleomilton Rocha, a reunião foi produtiva. “Tivemos um grande resultado que foi a reativação do nosso conselho. A parceria com o governo transformou a vida do produtor rural e nos deu mais dignidade”, salientou.

Desdobramentos

Integrantes do Batalhão Ambiental também participaram da conversa com a comunidade (Foto: Maria Meirelles/Secom)

O Conselho Consultivo Integrado do Complexo Estadual de Florestas do Gregório é composto por membros da sociedade civil organizada e instituições governamentais. O instrumento de gestão participativa será reativado pela Sema, que também vai atualizar o regimento interno do coletivo.

A regularização fundiária das propriedades florestais também foi pauta da reunião ampliada. Em breve, o Estado dará início à atualização das áreas, como intuito de cessar quaisquer conflitos territoriais.

Já na área de segurança pública, a parceria entre a Sema e o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) da Polícia Militar continua. As instituições acordaram um cronograma de fiscalizações nas florestas e todo o entorno da BR-364, para coibir crimes de diversas naturezas.

Marky Brito, diretor de Floresta da Sema, destaca os investimentos da área de produção sustentável. “Temos dois grandes convênios aqui: fomento à cadeia produtiva do cocão e o manejo florestal comunitário. Pudemos tratar sobre novos investimentos e acompanhar de perto dos resultados dos programas em curso”, disse.