área de saúde

Governo e Ufac fortalecem parceria para realização de estágio obrigatório

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), renovou com a Universidade Federal do Acre (Ufac) o termo de estágio obrigatório, que prevê que alunos dos cursos da universidade ligados à área de saúde tenham a oportunidade de continuar realizando seus estágios profissionais na rede pública.

Os estágios devem ser disponibilizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), Hospital das Clínicas e demais unidades localizadas na capital e no interior.

Rui Arruda, da Sesacre, e Guida Aquino, da Ufac, durante a assinatura do termo (foto: Maxmone Dias)

O secretário de Saúde, Rui Arruda, destaca que com essa parceria os alunos poderão colocar em prática o que é assimilado em sala de aula. “Ter parceria com a Ufac é de um valor muito grande. Assim, poderemos proporcionar aos acadêmicos de saúde a oportunidade de pôr em prática o que eles aprendem na sala de aula. Isso significa ter profissionais mais qualificados, pois muitos depois serão aprovados em concursos e irão fazer parte do nosso quadro de servidores.”

Com a assinatura do termo, além de Enfermagem e Nutrição, três novos cursos foram inclusos e que os alunos também poderão realizar estágios obrigatórios, sendo Educação Física, Psicologia e Saúde Coletiva.

A reitora da Ufac, Guida Aquino, ressalta a parceria e afirma que esse é o momento para contribuir para a formação acadêmica dos universitários. “É uma parceria muito satisfatória, já que, a partir de então, poderemos ampliar incluindo novos cursos. É tipo de parceria que todo mundo ganha, pois fortalece o atendimento e contribui com a formação dos nossos alunos.”