Governo e WWF dão início ao Encontro de Educadores Ambientais do Acre

Educadores da capital e do interior participam do encontro (Foto:Diego Gurgel/Secom)

É a primeira vez que o Acre realiza um evento com essa temática. A ideia é reunir, durante três dias, homens e mulheres que trabalham com causas ligadas à preservação do meio ambiente e dos recursos naturais.

Instituições como WWF-Brasil, Instituto e Universidade Federal do Acre, Secretaria de Educação e Assessoria Especial de Juventude integram as atividades do encontro. A programação teve início nesta terça-feira, 20, e se estende até quinta, 22.

“Pela primeira vez vejo um encontro dessa natureza. Este encontro é histórico, pois estamos resgatando a educação ambiental como instrumento de formação de consciência da sociedade”, disse Edegard de Deus, secretário de Meio Ambiente do Acre.

As discussões envolvem uma série de temas importantes e essenciais para a vida dos moradores da floresta. Jardel Oliveira mora em Epitaciolândia e está em Rio Branco há pelos menos duas semanas. A permanência do estudante na capital é por conta do curso de Agente de Desenvolvimento Ambiente, oferecido pelo Estado por meio do Instituto Dom Moacyr (IDM).

Oliveira viu no curso uma oportunidade de melhorar a renda e a vida em comunidade. “Moramos às margens da BR-317 e resolvemos criar uma cooperativa de produtores. Hoje a população vende o que é produzido na localidade com muito mais facilidade. O curso me permitirá ajudar os outros cooperados, sempre respeitando o meio ambiente”, disse.

O gestor local da WWF-Brasil disse que a instituição tem trocado algumas experiências com os órgãos de governo ligados à causa ambiental e que a parceria deve ser reforçada.

“A WWF se junta ao Estado nesse esforço em prol do meio ambiente. Estamos dando o primeiro passo para pensar a educação como ponto central dessa caminhada rumo ao Acre sustentável”, disse Kennedy Souza, gestor local da WWF-Brasil.

Tenda Chico Mendes

O encontro vai discutir a atual conjuntura da educação ambiental acreana, já que a mudança de comportamento constitui poderosa estratégia em busca da compreensão da existência humana e sua relação com recursos naturais.

Para envolver os mais novos nas lutas ambientais, uma das novidades da programação é a Tenda Chico Mendes, espaço destinado às atividades com a juventude.

“É importante que o poder público envolva a juventude na causa ambiental. São os jovens os principais incentivadores da mudança de atitude. É preciso despertar essa consciência nas pessoas”, declarou Weverton Matias, assessor especial de Juventude do governo do Acre.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter