Mais qualidade na mesa

Governo elabora Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional

O Governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), em articulação com a Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional e o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional elaboraram o Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (PESAN/AC), para que a população tenha acesso a alimentos saudáveis que promovam a nutrição e saúde da população acreana.

O plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional está baseado nos princípios da Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (Losan) – lei nº 11.346/2006 que cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) – assumindo o desafio de assegurar o Direito Humano à Alimentação Adequada.

De acordo com a Coordenadora da Divisão de Segurança Alimentar e Nutricional, Vanda Matos, o PESAN – Acre, 2018-2019, cumprirá, de forma continuada, sua execução e o desempenho das ações e metas será monitorado de modo a permitir uma avaliação adequada pelo Governo e sociedade civil.

“O Plano iniciou em 2014 com a elaboração do Diagnóstico das Políticas, Programas e Ações de Segurança Alimentar e Nutricional no Acre, pois no ano seguinte ocorreram oficinas regionais, em nove municípios acreanos para assegurar o acesso a alimentação adequada e saudável”, explicou Vanda Matos, assistente social da Seds.

A Assistente social diz ainda que o Pesan/Acre prevê a realização dessa consulta pública durante 30 dias, por meio virtual, finalizando com uma audiência pública em abril de 2018. ”As pessoas podem ter acesso ao plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, a partir de hoje segunda-feira, 19, no site do governo, ressaltou.