Governo emite nota sobre taxas de desmatamento

brasao_acre_notas_oficiaisNota Oficial

 

O governo do Estado do Acre, por meio dos órgãos gestores de meio ambiente, informa que em relação aos dados apresentados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), sobre a taxa de desmatamento da Amazônia e do Acre referente ao ano de 2016, está solicitando a revisão dos números divulgados nesta terça-feira, 29.

Esses registros são baseados em estimativas, conforme metodologia e critérios aplicados pelo INPE, que basicamente, analisam uma amostra do total de imagens de satélite disponíveis.

Os dados consolidados em 2016, resultantes, da análise das demais cenas que cobrem a área de monitoramento na Amazônia Legal, têm previsão de ser concluídos e publicados no primeiro semestre de 2017.

Tal decisão do governo se dá em função de que uma série de políticas públicas para redução do desmatamento foram implementadas neste período, como ações de comando, controle e fiscalização ambiental associados à ampliação de políticas para agricultura familiar visando a intensificação do uso de áreas já desmatadas, além da ocorrência de fenômenos climáticos atípicos.

A partir da revisão, e com a divulgação dos dados consolidados, o governo do Acre propõe realizar uma avaliação criteriosa diante do resultado e adotar as medidas corretivas, caso necessário.

Vale ressaltar que nos últimos 11 anos (2004 a 2015) a redução do desmatamento no Acre foi de 64%, quando de 2011 a 2015 a média registrada foi mais de 40% abaixo do dado divulgado pelo INPE.

Destaca-se que em 2015 a redução foi de 15% em relação ao ano anterior. Esses números reforçam o compromisso do governo do Acre de promover o desenvolvimento econômico, com inclusão social e conservação ambiental.

 

Rio Branco – Acre, 1 de dezembro de 2016

 

Carlos Edegard de Deus
Secretário de Estado de Meio Ambiente

Paulo Viana

Instituto de Meio Ambiente do Acre

Magaly Medeiros

Instituto de Mudanças Climáticas (IMC)

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter