Governo entrega conjuntos náuticos e motocicletas a todos os municípios do Acre

Representantes dos 22 municípios receberam os equipamentos (Foto: Val Fernandes/Secom)

A governadora em exercício Nazareth Araújo participou na manhã desta quinta-feira, 5, no pátio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), em Rio Branco, da entrega de 23 motocicletas e 23 conjuntos náuticos aos 22 municípios para o fortalecimento da rede socioassistencial no estado.

Os equipamentos foram obtidos através de investimento do Programa de Saneamento Ambiental e Inclusão Socioeconômica do Acre  (Proser), na ordem de R$ 835 mil.

Com esses investimentos em política pública de assistência social, o governo vai alcançar as 129 mil famílias inscritas no CadÚnico e as 83 mil famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família que residem em áreas de difícil acesso do Acre.

“Precisamos somar esforços e fazer a diferença para aquelas populações que necessitam desses equipamentos. Num tempo em que vemos os cortes profundos no orçamento da assistência social que o nosso país vem sofrendo, o Acre reafirma o seu compromisso com a justiça social e com aquelas famílias que mais precisam e menos tem”, destacou Nazareth Araújo.

Equipamentos irão ajudar as equipes de assistência social a chegar aos locais mais distantes e isolados (Foto: Val Fernandes/Secom)

Atendimento aos que mais precisam

Cada Secretaria Municipal de Assistência Social recebeu um conjunto náutico composto de embarcação de seis metros em alumínio, um motor de popa, um carrinho de transporte de motor, um reboque, um toldo com estrutura em alumínio e lona.

Para o secretário da Seds, Gabriel Maia, esse investimento será destinado ao fortalecimento da política de assistência social visando a universalização da prestação dos serviços da Proteção Social Básica e Proteção Social Especial, garantindo assim o atendimento prioritário às famílias residentes em áreas ribeirinhas e comunidades isoladas, que estejam em vulnerabilidade social nos 22 municípios do Acre.

Luzia Duarte, secretária de Assistência Social de Santa Rosa do Purus, disse: “Já ganhamos um carro, e agora esses veículos servirão para proteger e fortalecer o atendimento às famílias acreanas”.

Desafios da assistência social

A vice-prefeita de Rio Branco, Socorro Neri, frisou que esses investimentos são uma resposta aos desafios postos pela assistência social.

“Esse apoio que hoje recebemos, e que é inovador, é fundamental. A prefeitura da capital não tinha ainda esses equipamentos para levar a assistência social a quem necessita dela e que ainda estão invisíveis do ponto de vista dessa política. Deixamos nosso reconhecimento ao governo do Estado por viabilizar essa parceria, de modo a conseguir financiar esse apoio também para os nossos 22 municípios”, concluiu.